Os três atletas da Ucrânia que estão em Portugal a quando da vista à Embaixada da Ucrânia, falaram da sua presença em Portugal.Iryna Dubytska, Anastasiia Terekh e Dmytro Shevchuk são 3 Teqers Ucranianos que viajaram para Portugal para participar na etapa do European Teqball Tour, que se realizou em Lisboa de 25 a 27 de fevereiro. Após a competição não puderam regressar e foram acolhidos pela Federação Teqball Portugal.
Rui Leitão – Membro do Comité Executivo da FITEQ e Diretor Técnico Nacional
“Estes 3 Atletas saíram da Ucrânia para competir no European Teqball Tour em Lisboa. Quando chegaram a Lisboa começou a guerra e não puderam voltar. Depois dessa etapa do Tour, a Federação Teqball Portugal conseguiu alojamento para eles até se arranjar uma solução. Juntamente com a Federação Internacional e com a Federação Francesa, unimos esforços para lhes pagar as viagens e estadias para que eles pudessem disputar a etapa do World Series em Paris. Em relação à Iryna e à Anastasiia, conseguimos arranjar um clube de futsal em Évora (Internacional Sport Clube), da segunda divisão, onde vão prosseguir as suas carreiras, estão a ser bem acolhidas e têm todas as condições. Vão também participar no Circuito Nacional de Teqball. Para o Dmytro ainda não tínhamos nenhuma solução, mas está agora em Santarém até arranjarmos uma solução definitiva. Ele está bem e segundo a vontade dele, quer continuar em Santarém e continuar a sua carreira no Teqball. Além de jogador, vai também ser treinador no clube de Santarém (“Caixeiros”).”
Iryna Dubytska – Teqer Ucraniana
“Sentimo-nos seguros em Portugal. Estamos mais felizes agora, apesar do período difícil que estamos a atravessar. Évora é uma cidade linda, com pessoas simpáticas. O nosso segundo pai, o Rui, preocupa-se imenso connosco e quero-lhe agradecer por tudo.”
Anastasiia Terekh – Teqer Ucraniana
“Parte da minha família e dos meus amigos mais chegados ainda estão na Ucrânia e estou sempre muito preocupada com eles. Estou feliz por estar em Portugal e poder continuar a praticar desporto.”
Dmytro Shevchuk – Teqer Ucraniano
“Quero continuar a praticar Teqball, especialmente em Portugal, mas tenho uma lesão e preciso de um período de recuperação. O Rui tem-me ajudado neste processo de recuperação e assim que estiver em forma, ficarei muito feliz por continuar a jogar Teqball em Portugal.”