Terça-feira 25 de Novembro de 8617

Comissão de Atletas Olímpicos pretende mais atletas nas organizações desportivas

CAO-20-Aniversário-07-04-2022Vinte anos depois da sua criação, a Comissão de Atletas Olímpicos – um dos órgãos da orgânica do Comité Olímpico de Portugal – comemorou o aniversário com a realização de uma conferência sobre “o papel do atleta fora do terreno de jogo”.

O 20º aniversário da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) foi, na passada quarta-feira, marcado pela mensagem de que os atletas deverão ser crescentes e progressivamente envolvidos na gestão das organizações desportivas.

Na abertura da conferência, no Centro Cultural de Belém, ponto alto das comemorações do aniversário, João Rodrigues, presidente da organização e actual vogal da Comissão Executiva do COP, assinalou a coincidência da data com o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz e sublinhou os quatro pilares em que se baseia o trabalho da Comissão – a representação, o suporte, as carreiras duais e a valorização social do atleta – tendo expressado um desejo para o futuro.

João Rodrigues expressou que “gostava de ver os atletas com um papel cada vez mais interventivo e que a CAO fizesse um acompanhamento personalizado dos atletas”.

Na conferência, Susana Feitor, vice-presidente da CAO, assegurou a moderação e reforçou a mensagem de que os atletas “devem estar mais representados nas organizações desportivas, fazendo parte da solução e não do problema”.

Emma Terho, presidente da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), cinco vezes olímpica na modalidade de Hóquei no gelo, medalha de bronze com a Finlândia em Nagano 1998 e Vancouver 2010, abordou “a experiência de ser representante dos atletas” e sublinhou que a presença do atleta “é crucial, a organização terá mais oportunidades de tomar melhores decisões, que a todos beneficiem. Vejo os atletas cada vez mais importantes no futuro das organizações”.

Karen Dolphin, do Departamento do Atleta do COI, falou sobre “A importância de uma forte ligação com os representantes dos atletas para as organizações”, explicitando que “os atletas ocupam uma posição única dentro das organizações” e que o COI “trabalha há muito na inclusão dos atletas no processo de tomada de decisão”. E deixou um apelo aos atletas ao afirmar que “Tornem-se vozes activas. Ajudem as vossas organizações com a mesma competitividade que têm na actividade desportiva”.

A canadiana Erica Wiebe, campeã olímpica de Luta no Rio 2016, focou-se no “envolvimento dos atletas e a implementação de programas customizados”, tendo expressado a necessidade de os atletas “comunicarem com clareza”, defendendo que no futuro “os vê integrados nas organizações e não a trabalharem externamente”.

A ex-basquetebolista profissional e campeã da WNBA, Ticha Penicheiro, centrou a sua comunicação na actividade que desenvolve actualmente, dizendo que “a representação dos atletas num contexto de ligas profissionais é muito desafiante nalgumas ligas, quando o contrato é visto apenas como um pedaço de papel”. Quanto à sua actual função profissional, disse não se ver como agente, mas como mentora que intervém em muitas áreas para além do Basquetebol. Ticha Penicheiro referiu a necessidade de se continuar a “investir no desporto, e que haja diálogo e vontade de mudar.

Depois da conferência foram reconhecidos, com a entrega de uma lembrança, os atletas que já fizeram parte dos Órgãos Sociais da CAO:

2002 – 2005

- Presidente: Susana Feitor

- Vice-presidente: Nuno Fernandes

- Vogais: João Costa, Gustavo Lima, Nuno Delgado, Domingos Castro, Nuno Laurentino, Nuno Barreto, Diogo Cayolla, Aníbal Fernandes e Afonso Domingos.

2005 – 2009

- Presidente: Nuno Fernandes

- Vice-presidente: Susana Feitor

- Vogais: Álvaro Marinho, Nuno Barreto, Gustavo Lima, Nuno Laurentino (foi substituído por Joana Pratas), Diogo Cayolla, Nuno Merino, Joana Pratas, João André Silva e Nuno Pombo.

2009 – 2013

- Presidente: Nuno Barreto

- Vice-presidente: Paulo Bernardo

- Secretário-geral: Simão Morgado

- Vogais: André Pereira, Bernardo Novo, Diana Gomes, Gustavo Lima, Joana Pratas, Pedro Dias e Susana Feitor.

2013 – 2017

- Presidente: João Neto

- Vice-presidente: Joaquim Videira

- Secretário-geral: Pedro Fraga

- Vogais: Beatriz Gomes, Gonçalo Carvalho, Joana Pratas, Mariana Lobato, Susana Feitor e Yahima Ramirez.

2017 – 2022

- Presidente: João Rodrigues

- Vice-presidente: Susana Feitor

- Secretário-geral: João Silva

- Vogais: David Rosa, Emanuel Silva, Jéssica Augusto, Joana Pratas (substituída por João Pereira), Rui Bragança e Telma Santos.

Foi igualmente objecto de reconhecimento o trabalho de Ricardo Bendito, coordenador do Gabinete do Atleta desde 2010 e também o da Comissão de Atletas do COI, representada por Emma Terho.

A CAO quis também distinguir a colaboração dos presidentes do COP desde que iniciou a sua actividade, como foram José Vicente Moura e José Manuel Constantino.

Na sua intervenção, o actual presidente do COP, José Manuel Constantino, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela CAO, afirmando que “as Comissões de Atletas Olímpicos têm trazido pontos de vista que nos permitem gerir melhor o processo de preparação olímpica, reconhecendo a atitude cooperante da CAO com o COP, sem ter deixado de assinalar as suas preocupações. É a voz dos atletas, sempre autorizada, qualificada, mas, sobretudo, respeitada.”

A finalizar a celebração do aniversário, Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, reconheceu aos atletas “um papel absolutamente decisivo, útil e transformador para as organizações desportivas e para o País.” Vítor Pataco defendeu que “combater o desfasamento entre as expectativas e a realidade depende dos atletas e dos decisores políticos, mas também de acções. Não é só o cartão de atleta olímpico que é suficiente para ocupar o lugar nas organizações desportivas, pelo que seria bom que nos próximos anos houvesse maior aproximação entre expectativas e realidade”.

 

© 8618 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.