De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira pela Comissão dos Atletas Olímpicos (CAO), são conhecidos os candidatos à Comissão Directiva para o mandato de 2022 –2025.
Os atletas olímpicos que se candidataram são Alexis Santos (Natação); Catarina Costa (Judo); Cátia Azevedo (Atletismo); David Rosa (Ciclismo); Diana Gomes (Natação); Emanuel Silva (Canoagem); Francisco Belo (Atletismo); João Pereira (Triatlo); João Silva (Triatlo); José Costa (Vela); Marta Onofre (Atletismo); Marta Pen (Atletismo); Pedro Fraga (Remo); Ricardo Brancal (Esqui Alpino) e Yahima Ramirez (Judo).
O acto eleitoral realiza-se no dia 21 deste mês de Abril, entre as 17 e as 18h30, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
São considerados eleitores todos os atletas que tenham participado em pelo menos uma das seguintes edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno: Pequim 2008, Vancouver 2010, Londres 2012, Sochi 2014, Rio de Janeiro 2016, Pyeongchang 2018, Tóquio 2020 e Pequim 2022.
Consideram-se igualmente membros eleitores as associações de praticantes de modalidades que integram o Programa Olímpico, caso existam, que não participaram nas referidas edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno.
Dos 15 atletas candidatos, 9 serão eleitos para a Comissão Directiva da CAO, sendo que os cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretário-geral são designados entre os membros eleitos da nova Comissão Directiva.
O Regulamento da Comissão de Atletas Olímpicos recomenda que haja representatividade de ambos os géneros na sua Comissão Directiva, bem como a maior diversidade possível de desportos do Programa dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno, não devendo integrar mais que dois atletas da mesma modalidade.