Sábado 25 de Novembro de 1031

EDP-Meia Maratona de Lisboa com prémios reforçados para chegar a mais recordes do mundo

Atl-EDP-MeiaMaratonaLisboa-06-04-2022A prova mais popular de Portugal – como é o caso da EDP Meia Maratona de Lisboa e o actual detentor do recorde do mundo da distância – está agendada para 8 de Maio próximo e as inscrições já estão esgotadas.

Segundo anunciou, esta quarta-feira, o Maratona Clube de Portugal, organizador do evento, a competição vai atribuir bónus de 50 mil euros (um para cada categoria de elite, masculina e feminina) para os atletas que consigam bater os recordes mundiais na distância.

Conhecido por gostar de desafios, Carlos Móia, presidente do Maratona, salientou que “temos um bónus de 50 mil euros para trazer o recorde do mundo feminino, em partidas separadas, para Portugal. Esse recorde está fixado em 1.05.16. E, naturalmente, o mesmo valor caso algum atleta masculino supere o tempo de Jacob Kiplimo (57.31) do ano passado. Não há impossíveis!”.

_39A1939  Em Lisboa estarão praticamente 10 mil atletas estrangeiros, a representar 96 países, com um ambiente descontraído e inigualável, onde os participantes podem caminhar ou correr ao seu ritmo preferido.

Um objectivo que estará na mira da elite presente, com especial destaque para o pelotão feminino. À cabeça destaca-se o nome da queniana Brigid Kosgei, a mulher mais rápida de sempre na maratona. Já vencedora de uma prova neste ano (Maratona de Tóquio), Kosgei terá a seu lado a detentora do recorde da EDP Meia Maratona de Lisboa (alcançado no ano passado, 1.06.06), a etíope Tsehay Gemechu. Há ainda a destacar as também etíopes Gotytom Gebreselassie (105.36) e Bosena Mulatie (1.05.43) e a israelita Lonah Salpeter (1.06.09).

_39A1912Quanto aos homens, com o recorde mundial de Jacob Kiplimo na mira (57.31), há 11 atletas com marcas abaixo da hora, com destaque para Kenneth Kiprop Renju (58.35), Abraham Cheroben (58.40), Kevin Kiptum (58.42) e Jorum Okombo (58.48).

Quanto à elite portuguesa, o destaque vai para Hermano Ferreira, melhor português em 2021, Luís Saraiva, Rui Teixeira e Nuno Costa. No sector feminino destacam-se Rafaela Almeida, Sara Moreira e Solange Jesus.

Como convidado especial, o Maratona anunciou também a participação de Eric Domingo Roldan, na Meia Maratona. Este maratonista amador espanhol bateu o recorde do mundo da maratona (2.53.28), no ano passado em Barcelona. Eric Domingo corre a empurrar uma cadeira de rodas com a mãe, que tem esclerose múltipla. A sua marca consta também no “Guinness Book”.

_39A1857Na vertente lúdica e também solidária, o Maratona convidou, através da parceria com a Fundação Benfica – que está actualmente a apoiar famílias ucranianas na sua integração em Portugal – a participarem na corrida “Mimosa Passeio da Família”. Este passeio de 4 km, acontece no sábado, dia 7 de Maio, pelas 11 horas, na zona ribeirinha de Belém. Os participantes serão presenteados com a presença da cantora Carolina Deslandes que proporcionará um momento musical.

No mesmo dia realiza-se a corrida Vodafone 10Km, também com partida na Ponte 25 de Abril e com um percurso semelhante ao da Meia Maratona.

Circuito SuperHalfs

A EDP Meia Maratona de Lisboa é a segunda meia maratona do calendário do circuito, que arrancou este mês, após um período de espera, devido à pandemia.

O circuito SuperHalfs junta cinco das mais belas corridas do mundo, com o objectivo de promover a corrida, o turismo e a sustentabilidade ambiental.

A partir da primeira corrida, os participantes podem fazer o download do seu próprio passaporte digital e carimbar todas as suas participações.

Os finalistas serão recompensados com benefícios exclusivos, como a inscrição garantida em todas as corridas, merchandising próprio. Depois de superado o desafio, num período igual ou inferior a 36 meses, os corredores recebem uma “super medalha” exclusiva.

 

© 1032 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.