As equipas da Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo são os adversários da selecção nacional na fase de qualificação para o europeu de Andebol de 2024, segundo ditou o sorteio esta quinta-feira realizado em Berlim, na Alemanha.
São 32 as equipas que lutam pelas 20 vagas por preencher na competição, porquanto as restantes quatro vagas – num total de 24 – já estão ocupadas por Alemanha, anfitriã da competição, Suécia, vencedora do EHF Euro 2022 e, por Espanha e Dinamarca, medalhas de prata e bronze do EHF Euro 2022, respectivamente. Estas quatro selecções irão disputar a EHF Euro Cup 2024 no mesmo calendário em que decorrerão os jogos de qualificação.
Portugal integra o Grupo 1, juntamente com a Macedónia do Norte (adversário que não encontra em competições oficiais desde 2013). Também neste primeiro grupo, figura a Turquia, selecção que Portugal não encontra desde o Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2013 e, na altura, os dois jogos acabaram por sorrir aos lusos, que mais tarde se viram afastados pela Ucrânia do sonho do Mundial. O Luxemburgo é a última selecção a compor este grupo e a memória é mais recente, com Portugal e a formação luxemburguesa a terem um frente-a-frente no final do ano passado, num encontro amigável, onde a equipa das Quinas venceu.
Paulo Pereira, timoneiro da formação lusa, mostrou-se satisfeito com o sorteio, realçando que a primeira meta será garantir uma vaga no EHF Euro 2024 e, posteriormente, o primeiro lugar do grupo, tendo afirmado que “é um grupo onde, teoricamente, temos que lutar pelo primeiro lugar. A Macedónia do Norte é uma equipa forte e as restantes estão abaixo do nível da nossa equipa. O que significa que a nossa primeira preocupação será a de qualificar e a segunda, ficar em primeiro lugar no grupo. Hoje em dia, as selecções estão sempre a lutar para crescer apesar de, normalmente, não acederem às competições finais, por isso, temos de ter respeito e cautela por todos”.
O sorteio ditou os seguintes acasalamentos:
Grupo 1 – Portugal, Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo
Grupo 2 – Noruega, Sérvia, Eslováquia e Finlândia
Grupo 3 – Islândia, República Checa, Israel e Estónia
Grupo 4 – Áustria, Ucrânia, Roménia e Ilhas Faroé
Grupo 5 – Croácia, Países Baixos, Grécia e Bélgica
Grupo 6 – Hungria, Suíça, Lituânia e Geórgia
Grupo 7 – Eslovénia, Montenegro, Bósnia Herzegovina e Kosovo
Grupo 8 – França, Polónia, Letónia e Itália
Os jogos decorrerão em três momentos temporais, de dois jogos cada, num total de seis jornadas, onde as equipas se defrontarão em pares. As datas para cada jornada são as seguintes:
Jornada 1 e 2: 12/13 e 15/16 de Outubro de 2022
Jornada 3 e 4: 8/9 e 11/12 de Março de 2023
Jornada 5 e 6: 26/27 e 30 de Abril de 2023