Sexta-feira 24 de Novembro de 2344

Sergio Higuita venceu Volta à Catalunha e João Almeida com bronze de nível alto

Ciclismo-VoltaCatalunha-27-03-2022

Volta Catalunha

Sergio Higuita (BORA Hansgrohe) conquistou a Volta Ciclista a Catalunha’2022 numa etapa final que teve Barcelona como palmo ao mais alto nível e final no circuito de Montjuïc, onde Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu a etapa do dia, com Richard Carapaz (INEOS Granadeiros) e João Almeida (UAE Team Emirates) a completarem o pódio final da 101ª edição.  

A última etapa da Volta a Catalunha, com partida e chegada em Barcelona, ​​começou muito nervosa e com muitos ataques nos primeiros quilómetros. O grande grupo desfez-se a caminho de Corbera de Llobregat e cerca de trinta ciclistas ficaram na frente, com Sergio Higuita (BORA Hansgrohe), Richard Carapaz (INEOS Granadeiros) e João Almeida (UAE Team Emirates), a chamarem a atenção geral face à expectativa de uma luta tenaz até final da etapa na disputa pelo pódio.

À frente, Steven Kruijswijk procurou uma fuga a solo, mas depois de dez quilómetros na frente foi absorvido pelo pelotão. Foi então que, a 95 quilómetros da chegada, que se formou o grupo composto por uma dúzia de ciclistas: Antwan Tolhoek e Giulio Ciccone (Trek Segafredo), Michael Storer, Quentin Pacher e Sébastien Reichenbach (Groupama-FDJ), Jesús Herrada (Cofidis), Henri Vandenabeele (Team DSM), Steven Kruijswijk (Jumbo Visma), Dylan Teuns (Bahrain Victorious), Dries Devenyns (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Louis Meintjes (Intermarché Wanty Gobert Matériaux) e Marc Soler (Equipe Emirados Árabes Unidos) para a luta final.

O ritmo do pelotão fez com que a diferença não ultrapassasse um minuto e meio em nenhum ponto da etapa e os 12 fugitivos chegaram ao circuito de Montjuïc com apenas 50 segundos de margem.

Após a primeira passagem sobre o Alt del Castell de Montjuïc (2ª categoria), Steven Kruijswijk e Quentin Pacher atacaram e formaram uma dupla à frente da corrida. Os primeiros ataques entre os melhores da classificação geral vieram após a terceira subida do Castell. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) tentou a descida para o final, mas Sergio Higuita (BORA Hansgrohe) neutralizou o ataque.

Carlos Rodríguez (Grenadiers INEOS) deu um ritmo intenso no grupo de favoritos e o seu companheiro de equipa Richard Carapaz, que estava a apenas 16 segundos da liderança, tentou-o na quinta subida. O primeiro a segui-lo foi o norueguês Tobias Halland Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team), que contra-atacou e formou um grupo com o equatoriano, líder Sergio Higuita e o jovem Juan Ayuso (UAE Team Emirates). Na descida, os grupos uniram-se e os ataques seguiram-se um atrás do outro na frente.

Santiago Buitrago (Bahrain Vitorioso) abriu uma pequena margem na frente, mas um segundo ataque de Johannessen neutralizou essa tentativa e formou-se um grupo com Sergio Higuita, Juan Ayuso, João Almeida e Ben O’Connor.

Nos quilómetros finais, primeiro Richard Carapaz e depois o resto dos favoritos uniram-se aos fugitivos e nenhum dos ataques conseguiu evitar o sprint em um grupo reduzido de ciclistas.

Na linha de chegada da Avinguda Rius i Taulet, o italiano Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl Team) foi o mais rápido e conquistou a vitória da sétima e última etapa da Volta a Catalunya.

A classificação geral permaneceu inalterada, excepto pelo abandono de Wout Poels e Barcelona coroou Sergio Higuita como o vencedor da 101ª edição do Volta.

Na 7ª e última etapa, este domingo, Andrea Bagioli (ALFA) venceu a etapa com 3h18m09s, à frente de Átila Valter (Groupama) e Fernando Aragão, ambos com o mesmo tempo.

Ainda no mesmo grupo, João Almeida (UAE) foi 16º, Rui Costa (UAE) foi 79º a 6m07s e Ivo Oliveira chegou na 93ª posição, a 11m16s.

Na geral final, Sérgio Higuita (Bora Hansgrohe) foi o primeiro, com o total de 29h53m33s, à frente de Richard Carapaz (INEOS), a 16 segundos e de João Almeida (UAE), a 52 segundos. Seguiram-se Nairo Quintana (Arkéa), a 53 segundos e Juan Ayuso (UAE), a 1m08s.

Rui Costa e Ivo Oliveira (UAE) classificaram-se no 69º e 94º lugares, a 53m54s e 1h41m51s do vencedor.

 

© 2345 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.