A Volta a Catalunha’2022 teve um novo “encanto” na sexta etapa, porquanto João Almeida foi “atirado” para o 3º lugar, a 53 segundos do novo líder, o colombiano Sergio Higuita, que agora
Na sexta etapa, neste sábado e nas montanhas da Costa Dourada, com 168,6 quilómetros entre Salou e Cambrils, o campeão olímpico Richard Carapaz (INEOS Granaderos), vencedor da etapa, e o campeão nacional colombiano Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), novo líder, protagonizaram uma ruptura para a memória.
Depois de alguns quilómetros em que se destacaram Steven Kruijswijk, Simone Petilli e Casper Pedersen, a batalha no pelotão foi liderada pelos grandes da Volta e continuou até à chegada ao Coll de les Llebres-Mussara (1ª categoria), que foi coroado no 41º quilómetro da etapa, onde um grupo de cerca de vinte ciclistas se formou na frente da corrida, que incluía a maioria dos favoritos, mas não o líder João Almeida (UAE Team Emirates).
O campeão olímpico Richard Carapaz (INEOS Granaderos), o seu companheiro de equipa Lucas Plapp e o terceiro colocado na classificação geral, antes do início da etapa, o campeão colombiano Sergio Higuita (Bora Hansgrohe) passou a atacar na corrida e deixou todos os seus rivais para atrás, numa altura em que a chuva se apresentou no “palco” e que acrescentou à natureza épica do dia. Após o trabalho, campeão australiano Lucas Plapp ficou para trás.
Os dois pilotos também se separaram no Coll de Capafonts (2ª categoria) e passaram o sprint intermediário em Prades, após o que conquistaram uma vantagem máxima de mais de 3 minutos sobre o grupo do líder no qual a UAE Team Emirates estava a liderar a perseguição aos fugitivos, permitindo que vantagem fosse reduzida graças à colaboração da equipe UNO-X Pro Cycling.
Ainda estava à frente o Coll de la Teixeta (2ª categoria), terceiro dos passes deste dia de grande ciclismo nas estradas da Costa Dourada, quando Carapaz e Higuita estavam dois minutos à frente.
Quem assumiu a liderança do grupo de perseguição foi Juan Ayuso (UAE Team Emirates), que montou sozinho o grupo do líder na descida, ganhando um bónus no sprint intermediário no Viaducte dels Masos.
Apesar de ter quase 30 segundos, Ayuso acabou por se juntar a um grupo de perseguição que incluía o segundo colocado Nairo Quintana (Arkéa-Samsic), o jovem Carlos Rodríguez (INEOS Grenadiers) e vários pilotos do Team Bahrain-Merida (Wouter Poels, Dylan Teuns e Hermann Pernsteiner ).
Todos se reagruparam na aproximação a Cambrils, com um grupo de cerca de quarenta ciclistas que chegaram à meta 48 segundos atrás dos líderes. No final, num sprint emocionante, Richard Carapaz (INEOS Granadeiros) venceu a etapa por apenas alguns centímetros sobre Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe).
Richard Carapaz (INEOS) chegou ao fim com 4h09m19s, o mesmo tempo que Sergio Higuita (Bora-Hangsgrohe), enquanto Basques Kden foi 3º, com 4h10m07s, na frente do largo grupo que se seguiu ao vencedor.
João Almeida (EAU Emirates Team) foi 20º, com mais 55 segundos, enquanto Rui Costa (EAU) chegou no 56º lugar, a 4m45s e Ivo Oliveira terminou na 105ª posição, a 23m27s.
Na geral, Higuita soma 26h35m24s, à frente de Carapaz, a 16 segundos e de João Almeida, a 52 segundos, seguindo-se Nairo Quintana (Arkea), a 53 segundos er Juan Ayuso (UAE) a 1m08s.
Neste domingo, a sétima etapa tem como palco a zona de Barcelona, com uma distância de 138,5 km, onde se inclui a passagem pelo Castell de Montjuic