Com mais de meio milhar de atletas, de dez nacionalidades, entre os quais o top 10 nacional e o top 10 mundial masculino e feminino, espera-se que, a 16 de Junho próximo, Castro Daire seja um evento competitivo e não só.
“Pretende também mostrar o potencial turístico deste município, organizador da Montemuro Vertical Run” – como focou Pedro Pontes, vereador da Câmara Municipal de Castro Daire, durante a apresentação que decorreu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
“Serão três provas num mesmo evento, entre as quais a 6ª jornada do (Per)Correr Castro Daire, pontuável para a Taça de Portugal de Corrida de Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo e, pela primeira vez, integrar a Taça do Mundo de Corrida de Montanha, da World Mountain Running Association”, segundo acrescentou o vereador, destacando uma das premissas deste evento, que é “a internacionalização”.
“Desporto para todos e desporto de alta competição” são outras duas premissas deste evento partilhadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, com quem estamos a delinear um programa de desenvolvimento desportivo, desde o agrupamento de escolas, aos clubes e aos projectos federativos. Este evento será para todos, porque há provas para todos os escalões e uma caminhada, porquanto o atletismo precisa de investimento, estando definido um conjunto de prémios para os melhores com 9000 euros”.
Para Jorge Vieira, presidente da Federação, “não tenho dúvidas que a nossa modalidade é a mais praticada, é o desporto-rainha, tem os únicos cinco campeões olímpicos e 12 medalhas olímpicas que mais ninguém tem. Cabe-nos fechar este círculo virtuoso que é a ligação entre os olímpicos e a base da modalidade”, acrescentando que “esta é uma modalidade para todos e na qual há igualdade de género, o que se reflecte no exemplo da nossa última selecção olímpica composta por 7 homens e 9 mulheres”.
Jorge Vieira apelou ainda a que “passem o testemunho e mostrem que praticar exercício vale a pena. Não precisamos de começar a subir a serra de Montemuro. Basta seguirmos o princípio da progressividade.”
A última das premissas foi abordada pelo presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, “o turismo desportivo”. Com programas de experiências de três dias em Castro Daire, com roteiros gastronómico, de bem estar, culturais e de património, entre outros, o Montemuro Vertical Run coloca em prática “as pontes entre municípios” e “o desporto como atractivo turístico”, identificados por Pedro Machado como atitudes decisivas para desmistificar a ideia de que alguns municípios estariam, por uma questão geográfica e de infra-estruturas, mais predispostos para serem destinos turísticos. “Hoje o luxo está em locais como Castro Daire, com natureza em estado puro, serenidade e paz”, como referiu, no seu discurso, Jorge Vieira, corroborando esta ideia.
Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, anfitrião deste evento concluiu esta apresentação com a ideia de que “turismo é cultura, turismo é actividade, turismo é gastronomia, mas turismo é também desporto e, neste caso, atletismo”.
As inscrições abriram ontem (sábado) e os interessados poderão encontrar mais informações em Montemuro Vertical Run | Castro Daire (visitcastrodaire.pt).