«A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) – que se efectua na FIL do Parque das Nações até este domingo – foi o palco da apresentação da II Maratona da Europa, que se realiza em Aveiro, a 24 de Abril, e que acolherá o Campeonato de Portugal de Maratona.
Prova que posiciona Aveiro e a zona Centro no caminho do turismo de desporto, de natureza e com preocupações ambientais, como lembrou o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, promete ser a maratona das mil e uma emoções.
“Serão certamente 42,195 metros de emoções, a maior das quais cortar a meta”, lembrou por seu turno o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, que sublinhou a satisfação de dirigir “a modalidade-rainha, que além de ser a única que gerou campeões olímpicos, é também capaz de mover multidões, que se predispõem a percorrer esta distância”.
A madrinha do evento, Aurora Cunha, protagonista da emoção de “cortar a meta em primeiro lugar e quatro das maratonas mais importantes do planeta”. Depois disso disse, que já não tem o objectivo de cortar a meta desta Maratona da Europa em primeiro lugar, mas sim o de contribuir para que seja uma prova incontornável na modalidade.
Estão reunidas as condições para um grande evento, como destacou Paulo Costa, director da Globalsport, entidade organizadora desta competição, que se evidencia igualmente por ser sustentável e por permitir a “dinamização social interna, a projecção da marca turística e a dinamização socioeconómica”.
“Tivemos a coragem de dizer que queríamos organizar a melhor maratona do país, conseguindo na primeira edição conquistar aquilo que Lisboa e o Porto demoraram, respectivamente, 18 e 14 anos, que é ter mais de 1000 pessoas a cortar a meta”, referiu. E acrescentou: “Esta é talvez a maratona mais romântica de todas, com um potencial enorme para valorização da modalidade e do território através do turismo”.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Ribau Esteves, interveio para salientar que “o município decidiu apostar neste projecto pela sua originalidade”, destacando do ponto de vista técnico, o facto de o percurso que liga Aveiro a Ílhavo ser “essencialmente plano”, pautado pelo “ar salgado”.
A 24 de Abril, com mais de 550 parceiros e 700 colaboradores envolvidos, com 12 pontos de animação e mais de mil voluntários, todos vão poder perceber que “correr em Aveiro é único”, como referiu Paulo Costa no final do seu discurso.