Lorene Bazolo (pista 6 na 1ª série, às 9h15) e Rosalina Santos (pista 1, na segunda série, às 9h22) tentarão a passagem às meias-finais (três primeiras e seis melhores marcas) – que se realizarão durante a tarde (17.05 horas) – dos mundiais de pista coberta, em Belgrado.
Depois delas (10h41), na primeira eliminatória de 400 metros, estará Cátia Azevedo (pista 1) em busca de continuar para as meias-finais (duas primeiras e dois melhores tempos), que se realizarão às 17h35.
A primeira final do dia (11h15) será o triplo-salto masculino, onde Portugal terá dois representantes: o campeão olímpico Pedro Pichardo (10º a saltar) e Tiago Pereira (7º).
A segunda final, com 15 atletas, chega às 17h50, no lançamento do peso, com a campeã europeia e líder mundial do ano, Auriol Dongmo (8ª a lançar) e a estreante Jessica Inchude (11ª).
O que pode ser acompanhado nas páginas oficiais da Federação e também na RTP 2.
Nacional de Corta Mato Curto em Guimarães
A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães, realiza neste sábado (Dia do Pai) a 22ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato em distância curta, com o programa-horário a iniciar às 14h25.
Na sequência da implementação, pela World Athletics, dos Campeonatos Mundiais de Distância Curta, Portugal iniciou a sua disputa no ano 2000 e, apesar da entidade máxima do atletismo ter abandonado o projecto, Portugal nunca o fez, dando espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.
Ao longo das 21 edições já disputadas (em 2021, devido à pandemia, não se realizou), a prova já visitou o distrito de Braga em duas ocasiões, uma delas (2012) em Guimarães.
As equipas do Sporting (em masculinos) e Sporting de Braga (em femininos) são as mais tituladas da competição, com oito triunfos, seguidas pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), ambos com sete títulos.
A grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais, em masculinos, e Anália Rosa, com 5 títulos femininos.
Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019, e para Mariana Machado, vencedora das três últimas edições consecutivas.
Nesta edição, as equipas do Benfica (masculinos) e Sporting Clube de Braga (femininos), de acordo com as inscrições prévias, apresentam-se com equipas muito fortes prontas para disputarem os títulos colectivos, verificando-se que os últimos campeões, Paulo Barbosa e Mariana Machado, ambos do Sporting de Braga, estão entre os inscritos, assim como outros atletas, destacando-se a possibilidade de Dulce Félix regressar a uma competição que venceu (2010) e que foi segunda em três edições (2007, 2008 e 2009).
Este ano, pela primeira vez, a competição está aberta aos escalões Sub-18 e Sub-20, que também terão classificação colectiva. Como habitualmente, os Sub-23 apenas terão classificação individual.
Esta edição comporta ainda o Campeonato Nacional de Veteranos com os escalões M35, M40 e M45 a competirem com os seniores e os escalões de mais de 50 anos a terem uma corrida separada, sempre em 4 km.
As provas terão transmissão em directo no canal de Youtube da FPA e os resultados em directo na plataforma FPAcompetições.
Marcadas competições internacionais
O Conselho da World Athletics tomou, na sua primeira reunião anual, algumas decisões com impacto nas provas futuras. Numa primeira abordagem, foram confirmadas as datas dos grandes campeonatos de 2004: os Mundiais de Pista Coberta em Glasgow desenrolam-se de 1 a 3 de Março de 2024 e os Mundiais Sub-20 de 2024 em Lima serão realizados de 20 a 25 de agosto (estes campeonatos poderão incluir um evento de participação em massa, se assim o entenderem).
Entretanto foi adicionada a prova de milha aos Campeonatos Mundiais de Estrada que se estreiam em Riga, em 2023 e que contará também com as distâncias de 5 km e meia-maratona.
Quanto à estafeta mista nos futuros campeonatos ela tem agora uma ordem definida: homem, mulher, homem, mulher.