A Seleção Nacional entra em campo esta quinta-feira, para os primeiros 60 minutos frente à turma da Suíça, no Multiusos de Guimarães e que conta também com transmissão na RTP2 (19h).
Portugal e a Suíça, para além de serem os organizadores da edição de 2028, do EHF Euro, com Espanha, partilham também inúmeros jogos amigáveis entre ambos. O último encontro oficial remonta a 2021, no Cairo, no Main Round do Campeonato do Mundo, onde Portugal foi mais forte e venceu por 33-29, com uma excepcional performance de Andy Schmid, central que, atualmente, veste as cores do Rhein-Neckar Löwen, para além da seleção helvética.
A par deste jogador que conta com 180 internacionalizações pela Suíça, foi Victor Iturriza quem se destacou, na última vitória de Portugal frente à Suíça, feito que os lusos vão tentar replicar em Guimarães, nesta quinta-feira.
Para esta partida, Paulo Pereira, seleccionador nacional, escolheu Gustavo Capdeville (Benfica), Manuel Gaspar (Sporting), Miguel Espinha (Cesson-Rennes), Diogo Branquinho (F.C. Porto), Leonel Fernandes (F.C. Porto), André Gomes (Melsungen), Alexandre Calvacanti (Nantes), Fábio Magalhães (F.C. Porto), Gilberto Duarte (Montpellier), Salvador Salvador (Sporting), Alexis Borges (Benfica), Daymaro Salina (FC Porto), Tiago Sousa (Águas Santas), Victor Iturriza (FC Porto), Bélone Moreira (Benfica), Guilherme Tavares (Vitória FC), António Areia (FC Porto), Pedro Portela (Nantes), Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (Pick Szeged).
O técnico mostrou-se duplamente satisfeito pelo regresso dos atletas que não tinha podido contar no EHF Euro e ainda o também retorno à cidade vimaranense, referindo ao site da Federação de Andebol de Portugal que “com o regresso de Alexis Borges, André Gomes, Bélone Moreira e Pedro Portela, embora continue a haver algumas ausências, esta é a base que temos tido nos últimos anos. A questão a realçar aqui é o regresso a Guimarães, que para nós é uma cidade icónica, que faz parte da história recente, que começou em 2019, quando recebemos a França”.
Destaque também para a inserção de Guilherme Tavares, no estágio da Seleção A Masculina, atleta habitual na Seleção de Sub-20, que jogará o Campeonato da Europa em Portugal, no verão.
A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Blueticket, com o custo unitário de 10€.
O segundo jogo terá lugar no dia 20 e será realizado na Suíça (13h30 RTP2)
O IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.