Terça-feira 26 de Novembro de 2024

Taça da Europa de lançamentos promete espectáculo em Leiria Cidade Europeia do Desporto’2022

O Estádio Municipal de Leiria e o Centro Nacional de Lançamentos serão o palco de mais uma edição (21ª) da Taça da Europa de Lançamentos, com provas a realizarem-se neste sábado e domingo.

Atl-TaçaEuropa-Lançamentos-AuriolDongmo-11-03-2022

FPAtletismo

Sem dúvida um evento de impacte internacional, onde estarão os melhores atletas portugueses entre uma boa mão cheia dos melhores europeus nesta disciplina do atletismo,

Após ter acolhido o evento em 2014 e 2018, o Juventude Vidigalense, com o apoio do Município de Leiria e da Federação Portuguesa de Atletismo apresentou candidatura junto da Associação Europeia de Atletismo (European Athletics) e garantiu a realização do evento em Leiria por três anos, iniciando esse ciclo no neste fim-de-semana, competição que promete ser uma das melhores de sempre. Está prevista a presença de 297 atletas de 39 países, que disputarão como habitualmente os quatro lançamentos olímpicos nos escalões de sub-23 e de seniores, em ambos os géneros.

Uma das provas que mais promete é o lançamento do disco masculino, que terá a presença dos suecos Daniel Stahl e Simon Pettersson, campeão e vice-campeão olímpico em Tóquio, que terão como principal adversário o Esloveno Khristjan Ceh, recordista e campeão da Europa de Sub-23.

No sector feminino Portugal será representado por duas excelentes discóbolos, com a finalista olímpica e recordista nacional Liliana Cá a assumir-se como uma das principais favoritas, ela que venceu esta competição em 2021 na cidade croata de Split. Irina Rodrigues, que recentemente se sagrou campeã nacional e estará a competir em casa, terá certamente uma palavra a dizer na luta pelas medalhas.

A multi-medalhada Melina Robert-Michon (França) e as finalistas olímpicas Shanice Craft (Alemanha) e Daisy Osakue (Itália serão) outras das principais candidatas ao pódio.

No lançamento do peso masculino aguarda-se um despique muito equilibrado entre os italianos Nick Ponzio e Zane Weir, que entraram na corrente época numa fantástica forma e já lançaram acima de 21,50 metros. Destaque ainda para o norueguês Marcus Thomsen, que habitualmente se apresenta em Leiria em grande forma e para os portugueses Francisco Belo e Tsanko Arnaudov a procurarem entrar também na disputa pelas medalhas.

No feminino também se aguarda com grande expectativa o lançamento do peso sobretudo pela presença da líder mundial Auriol Dongmo, que bateu recentemente o recorde de Portugal com a extraordinária marca de 19,90 metros. Auriol ainda não competiu internacionalmente esta época pelo que defrontará pela primeira vez a sueca Fanny Roos, finalista olímpica em Tokyo e medalhada de prata no último Campeonato da Europa em pista coberta, e ainda a holandesa Jessica Shidler, uma das atletas em maior progressão, que já lançou esta temporada 19,72 metros, um novo recorde Holandês.

No lançamento do martelo, o maior destaque vai para a presença do Norueguês Elvind Henriksen, que se sagrou vice-campeão olímpico em Tóquio e que regressa às competições em Leiria assumindo-se como principal favorito à vitória. O húngaro Bence Halász, que abriu a época com 77.05, o grego Christos Frantzeskakis, que no passado fim-de-semana bateu o recorde grego de sub-23 ao lançar 77.89, o sueco Ragnar Carlsson e o espanhol Javier Cienfuegos, que também abriram a época acima dos 75 metros, são outros dos candidatos na luta pelas medalhas.

No feminino espera-se um despique equilibrado entre as finalistas olímpicas Alexandra Tavernier (França) e Sara Fantini (Itália), que lidera o ranking de 2022 com 72.61 metros. A polaca Katarzyna Furmanek, e a finlandesa recordista e campeã do mundo de juniores Silja Kosonen são outras das candidatas ao pódio.

No lançamento do dardo o principal favorito será o romeno Alexandru Mihaita Novac, ao passo que no sector feminino se destacam a norueguesa Sigrid Borge, vencedora em Leiria no ano de 2018 e a letã Lina Muze, ambas com recorde pessoal acima dos 60 metros.

Estudo biomecânico de cada lançador

Entretanto e no decorrer desta competição, a equipa de biomecânica da Federação Portuguesa de Atletismo vai desenvolver um estudo, à semelhança do que aconteceu em 2018, quando o Estádio Municipal de Leiria e Centro Nacional de Lançamentos, numa co-organização local da Juventude Vidigalense, com o apoio do Município de Leiria e da FPA, recebeu também este evento.

“Este projecto pretende caracterizar bio-mecanicamente cada lançador de elite no seu melhor ensaio. O objectivo é ajudar os atletas e os treinadores a melhorar os componentes da técnica e, consequentemente, a sua performance”, explicou Paulo Oliveira, coordenador do Gabinete de Biomecânica do Desporto e Performance ao site da FPA.

Este estudo, que foi proposto pela FPA, conta com a colaboração do Politécnico de Leiria, do clube Juventude Vidigalense e do Instituto de Formação Científica Aplicada de Leipzig, na Alemanha.

Quanto ao desenho do estudo, Paulo Oliveira esclareceu que “serão avaliados os melhores lançamentos dos atletas que assim o autorizem, sendo os dados recolhidos através de vídeo, que irá permitir avaliar uma série de parâmetros comuns, como por exemplo, a velocidade, o ângulo, o peso e a duração total do lançamento; bem como outros específicos de cada disciplina, como por exemplo o ângulo de ataque, no caso do disco; a velocidade angular, no martelo; a duração da fase de voo, no dardo e no peso.”

Depois de avaliados e tratados os dados, a equipa de investigadores terá ferramentas de suporte que, com base nos resultados obtidos, permitirão sugerir aos treinadores e atletas as melhorias a realizar, complementando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

“Em 2018, por exemplo, a investigação realizada permitiu-nos consolidar os métodos e o reconhecimento da importância da análise biomecânica no terreno, sendo que motivou a apresentação dos resultados publicados em congressos científicos, mas também o interesse de grupos de investigação a nível internacional, que reconheceram a importância do trabalho desenvolvido pela equipa, sugerindo algumas parcerias”, concluiu o biomecânico

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.