Numa noite catalogada como “mágica”, as equipas do Sporting e Benfica apuraram-se para os oitavos de final da Liga Europeia de Andebol, depois dos jogos efectuados nesta terça-feira.
Com a formação benfiquista apurada deste a jornada anterior, o Sporting conseguiu, com garra, vencer o líder do grupo D e fixar-se no terceiro lugar – ainda que com os mesmos pontos do quarto classificado – garantindo o apuramento por ter uma melhor diferença de golos marcados e sofridos.
No Pavilhão João Rocha, os leões, que alinharam inicialmente com Manuel Gaspar, Josep Folques, Carlos Ruesga, Martim Costa, Jonas Tidemand, Francisco Costa e Mamadou Gassama, conseguiram afastar o USAM Nimes Gard por dois golos de diferença (32-30), numa partida equilibrada e em que o factor casa prevaleceu.
Ainda que tivessem entrado em campo já apurados para a próxima fase, beneficiando da derrota do AEK Athens frente ao HC Eurofarm Pelister, que tinha acontecido da parte da tarde, os comandados de Ricardo Costa não entraram da melhor forma no encontro, com os gauleses a conseguirem impor dois golos sem resposta, que mais tarde se transformaram num 4-1, favorável aos visitantes, com o último golo a ser assinado por Mohamed Kempo, acabou por imprimir grande velocidade e eficácia no ataque, e Salvador Salvador voltou a deixar tudo empatado a 17 golos, mas Luc Tobie acabou por colocar os franceses em vantagem antes de soar o apito de intervalo (17-18).
No segundo tempo, o Sporting retomou o encontro com algumas dificuldades e acabou por conceder dois golos de vantagem à equipa visitante mas, rapidamente, Josep Folques colocou tudo empatado. Seguiram-se novos momentos de grande equilíbrio, até que Martim Costa encabeça um parcial de três golos sem resposta, que colocaram os leões na liderança por dois golos, com o placar a assinalar 25-23. Mohamed Sanad voltou a equalizar e o encontro seguiu equilibrado quando faltavam apenas três minutos para o final, por esta altura, o Sporting conseguiu renascer, pela mão de Francisco Costa, que com um bis praticamente deu a vitória aos leões (31-29), assim como Yassine Belkaid, que com duas defesas fechou a baliza no final do encontro. Ainda houve tempo para Carlos Ruesga assinar o último golo da partida, fechando o resultado a 32-30.
No Pavilhão da Luz, a turma de Chema Rodriguez entrou em campo já apurada para os oitavos-de-final mas nem por isso baixou os níveis de intensidade e foi pela mão de Petar Djordjic que abriu as hostilidades mas Dragan Pechmalbec equalizou as contas. Aymeric Minne acabou por colocar os franceses no comando mas por pouco tempo, com Bélone Moreira a voltar a equilibrar as contas; a vantagem para o HBC Nantes acabou por surgir, com quatro golos à maior (2-6), com David Balaguer a assinar o último, à passagem dos sete minutos.
As águias conseguiram recuperar e estar melhor ofensivamente mas o empate só voltou a surgir no marcador após os 16 minutos, se bem que foram os gauleses a sair na frente para o descanso (15-16), com um golo assinado por Kiril Lazarov.
O segundo tempo começou da melhor forma para os encarnados, com Petar Djordjic a assinar, novamente o empate, a 16 golos e, minutos mais tarde, voltou a ser o carrasco, colocando o SL Benfica na liderança pela margem mínima (20-19). No entanto, a toada do jogo manteve-se sobretudo no empate, com uma ofensiva bastante equilibrada de parte a parte.
Na recta final do jogo seguiram-se empates sucessivos até ao último minuto, altura em que Lazar Kukic carimbou o golo da vitória, quando faltavam apenas segundos para terminar o encontro e os pontos acabaram por ficar em Lisboa, com uma vitória por 31-30.
O Benfica acabou por subir ao segundo lugar do grupo B.
Nos oitavos, o Sporting vai defrontar o Magdeburg e o Benfica o Fenix Toulouse Handball.