O triunfo colectivo do Benfica na competição masculina acabou por ser o facto mais saliente do nacional de corta-mato longo, que este domingo se efectuou em Torres Vedras, por ter acontecido 23 anos depois do último triunfo encarnado.
{jathumbnail off}Manuel Damião (Maratona) repetiu o êxito do ano passado, agora com o tempo de 37.25,contra os 37.33 do benfiquista Alberto Paulo e os 37.38 de José Rocha, outro homem do Maratona, que conquistaram os três primeiros lugares do pódio.
Tiago Costa (Benfica) e António Silva (ACRSD), com 37.40 e 37.42, respectivamente, ocuparam as posições seguintes.
Nas equipas, o Benfica somou apenas 20 pontos, contra 47 do Maratona e 63 do Maia Atlético Clube.
No sector feminino, Dulce Félix tornou-se a quarta atleta portuguesa a conseguir o tetra título consecutivo, depois de Manuela Simões, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro.
A atleta do Maratona Clube de Portugal, venceu com o tempo de 28.14, à frente de Sara Moreira (Maratona), com 28.34 e Clarisse Cruz (Sporting), com 29.08, que ganharam as medalhas em disputa.
No capítulo colectivo, o Maratona renovou o título (17 pontos) com o Benfica a ficar a três pontos (20) e a ADERCUS, com 56.
Em juniores, o Benfica preencheu todos os lugares do pódio com Miguel Marques a subir ao lugar mais alto, seguido de André Pereira (2º) e Bruno Varela (3º), tendo, por isso, conquistado também o título colectivo, à frente do Sporting de Braga e do Várzea fechou o pódio.
Nas juniores, Silvana Dias do UD Várzea foi a mais forte vencendo destacada, com Jessica Matos do Benfica a ser segunda e Diana Almeida, também do Benfica, a chegar na terceira posição. O Benfica foi o mais forte, somando 24 pontos contra os 28 do Várzea. A Juventude Vidigalense fechou o pódio com 72 pontos.
Em juvenis, Fábio Gomes (Várzea) venceu nos masculinos e Sofia Teixeira, também do Várzea, nos femininos. Colectivamente a Juventude Vidigalense venceu no sector feminino e o Dragões Vale de Vizela nos masculinos.