Domingo 24 de Novembro de 9039

Presença portuguesa no Mundial de Marcha sob o fraco

Mundial de Marcha 2022

World Athletics Race Walking Team Championships

Com a desistência de Inês Henriques e Rui Coelho nas principais provas deste mundial, a presença lusa na competição, este domingo concluída em Muscat (Omã), não atingiu os objectivos pretendidos.

Depois dos resultados obtidos pelos referidos atletas nas provas que efectuaram no nosso país, em que se sagraram campeões de Portugal na nova distância oficial (35 km), tornou-se evidente que estariam em condições de obterem um resultado mais consentâneo do que a desistência registada.

Inês passou aos 15 e aos 16 km na 19ª posição mas não se viu no final do 17 km, altura em que desistiu.

Ainda que a competição tenha índole colectiva, a vencedora foi a equatoriana Glenda Morojón, com o tempo de 2.48.33, um novo recorde deste mundial.

No masculino, o mesmo sucedeu com Rui Coelho, que passou em 56º lugar no final dos 12 km, registo que não se verificou quando se completou o 13º km.

A prova foi ganha pelo sueco Persen Karlstrom, com 2.36.14, também um novo recorde da competição.

Em termos colectivos, a Espanha superiorizou-se no sector masculino, tendo a China ficado no segundo lugar e a Alemanha fechou o pódio.

No feminino, triunfo para o Equador, à frente da Espanha e da China, realçando-se as duas medalhas ganhas pela Espanha, bem como a China.

Na competição para sub20 (juniores), Inês Mendes (treinada pela olímpica Susana Feitor) obteve o 16º lugar, com 51.29, prova ganha pela chinesa Yunyan Jiang, com 47.48.

© 9039 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.