Segundo o Comité Olímpico de Portugal, Março é o mês das decisões finais na qualificação para a 11ª edição dos Jogos Mundiais, que acontecem de 7 a 17 de Julho em Birmingham, Alabama, Estados Unidos da América.
31 de Março é a data limite para que os atletas podem conseguir a qualificação de acordo com os critérios definidos pelas Federações Internacionais e, actualmente, Portugal conseguiu garantir presença de 41 atletas em seis modalidades:
- Canoagem Maratona (Short & Standard Distance): 2 Atletas (Masculino + Feminino)
- Corfebol: Uma equipa – 15 Atletas (Mista)
- Ginástica Acrobática (Par + Grupo): 5 Atletas (Femininos)
- Ginástica Aeróbica (Dance): 8 Atletas (Misto)
- Ginástica de Trampolins – Duplo mini-trampolim – 2 Atletas (Masculino + Feminino)
- Kickboxing – Sofia Oliveira (60kg) e Tiago Santos (63,5kg) – 2 Atletas (qualificação sob a égide da federação internacional, à margem da federação nacional)
- Muaythai – Muay Rui Botelho (-57kg) e Diogo Calado (-81kg) – 2 Atletas
- Patinagem Artística (Par + Livre – Diogo António) – 3 Atletas
- Patinagem Velocidade (Estrada e Pista) – Miguel Bravo e Martyn Dias – 2 Atletas
O progresso da qualificação pode ser acompanhado na página oficial do evento.
O símbolo da história de ferro e aço de Birmingham ganha vida enquanto “Vulcan”, uma das mascotes da edição de Birmingham dos Jogos Mundiais. Tem por companhia “Vesta” a deusa da Lareira e da Casa
Entretanto, a organização divulgou também os modelos das medalhas que serão entregues e que colocam em destaque as 34 modalidades que fazem parte do programa competitivo e ainda alguns edifícios simbólicos da cidade.
Os Jogos Mundiais irão juntar cerca de 3.600 Atletas, de mais de 100 países, em 34 modalidades distribuídas por 23 instalações desportivas, num total de 223 eventos de medalha.