Este sábado foi o segundo dia, do ‘Lisbon – European Teqball Tour 2022’, que decorre no Complexo Desportivo do Casal Vistoso. Nesta competição estão as melhores Duplas Mistas do Mundo, entre os quais 5 Pares Portugueses.
Hoje foi dia para ver grandes jogos, com a conclusão durante a manhã da Fase de Grupos, com 3 pares por grupo, onde seguiram em frente os dois primeiros classificados.
Os atletas lusos Alan Cavalcanti e Rafaela Veiga e os luso-franceses Baptiste Berna e Lea Hoffmann conseguiram passar e continuar a representar Portugal na fase das Eliminatórias.
Nos 32-avos de final, num jogo bastante disputado e equilibrado, Baptiste Berna e Lea Hoffman não conseguiram ultrapassar os polacos Bartlomiej Franczuk-Alicia Bartnicka, perdendo os dois sets por 8-12 e 11-12.
O sorteio ditou que Alan e Rafaela folgassem nos 32-avos de final, passando diretamente para os 16-avos, onde defrontaram os franceses Julian Grondin (nº3 do mundo em singles masculinos) e Lauryne Scherrer. A dupla lusa acabou por ceder por 2 sets sem resposta (5-12 e 2-12), encerrando a participação portuguesa na competição.
Recordamos que a competição que atribui pontos para o Ranking Mundial da FITEQ – Federação Internacional de Teqball, é disputada em 2 Categorias – Duplas Masculinas e Duplas Mistas, sendo a primeira paragem do Circuito Europeu de 2022. No total, ao longo dos 3 dias, estão presentes 118 Atletas em representação de 21 países, incluindo 21 Teqers Lusos.
É a primeira vez que Portugal recebe uma prova da FITEQ, que conta com um Prize Money de 30.000 dólares. Madjer, um dos melhores atletas de futebol de praia de sempre, e Carlos Chaínho, ex-futebolista, são Embaixadores da competição e marcam presença na prova este domingo.
Sobre o evento :
Vice-Presidente da Federação Teqball Portugal – Vasco da Rocha
“Fomos desafiados pela FITEQ para receber esta grande prova em Lisboa e não podíamos deixar de aceitar. Para nós é uma grande honra receber a abertura do Circuito Europeu. Estão aqui presentes 118 Atletas, os Melhores Teqers do Mundo e tivemos também uma grande surpresa pela participação dos Atletas Portugueses, com 18 masculinos e 3 femininas.”
Membro do Comité Executivo da FITEQ – Rui Leitão
“É uma grande honra e responsabilidade fazer parte do órgão que gere o Teqball Internacional. É também uma grande oportunidade para aprender e partilhar essas aprendizagens com os meus colegas aqui em Portugal e contribuir para o crescimento da modalidade no nosso país. Tudo começou como jogador. Hoje, apesar das minhas funções, continuo a fazê-lo e vou representar Portugal nesta prova.”