Domingo 23 de Novembro de 8752

F. C. Porto e Braga nos oitavos-de-final da Liga Europa

sslazio vs fcp_24fev_2008Com um resultado à tangente, F. C. Porto e Sporting de Braga lograram conquistar um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa, após a realização, esta quinta-feira, dos jogos da segunda mão do play off de acesso.

sslazio vs fcp_24fev_2003Em Roma, numa partida equilibrada, os comandados de Sérgio Conceição souberam construir um resultado positivo desde o princípio, com um pouco de felicidade à mistura, porquanto sofreram um golo (18’) que acabou por não ser ratificado (fora de jogo) pelo VAR.

Ainda assim, um descuido de Pepe originou o primeiro golo para os romanos, no minuto seguinte, tendo Immobile aproveitado a falha, recuperou a bola, isolou-se e marcou sem apelo nem agravo para o 1-0.

sslazio vs fcp_24fev_2012Para recuperar a desvantagem, os portistas reorientaram-se e (31’) Taremi sofreu uma falta, dentro da grande área, que redundou na grande penalidade que transformou, fazendo o 1-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

Mostrando mais garra, a que correspondeu mais perigo para a baliza da Lazio, o F. C. Porto chegou ao 2-1 (68’), num golo marcado por Uribe, depois de a bola ter começado nos pés de Otavio, que cedeu a Taremi, que centrou para a grande área, onde surgiu Uribe a dominar a bola com o peito e rematar à meia volta, que fez um golo de belo efeito.

Quatro minutos depois, rematou a rasar o poste, tendo Luís Alberto (82’) à beira de empatar mas a bola foi bater no poste da baliza portista, perdendo-se a jogada.

sslazio vs fcp_24fev_2010Com a Lazio a reforçar o ataque para tentar chegar ao triunfo e seguir em frente, a verdade é que chegou apenas ao empate (90+4’), com um golo de Cataldi, depois de ter visto o seu companheiro de equipa Immobile a rematar ao poste e receber a bola para fazer a recarga pela certa.

Um empate que chegava para o F. C. do Porto, que tinha vencido (2-1) na primeira mão.

Na estatística, a Lazio rematou mais (18-17, dos quais 5-5 para a baliza), enquanto o Porto teve mais posse de bola (54/46%).

No outro encontro com portugueses, o Sporting de Braga, jogando em casa, começou da melhor maneira ao chegar ao 1-0 (17’), com um golo marcado por Iuri Medeiros, dando seguimento a uma jogada iniciada em Yan Couto, passou por Ricardo Horta e este, de rasteiro, passou a bola para Iuri desviar para a baliza.

Antes disso (7’), André Horta tinha atirado, de fora da área, um petardo que foi devolvido pelo poste da baliza do Sheriff.

Ainda na primeira parte (43’) Ricardo Horta voltou a marcar, depois de Vitinha ter iniciado a jogada, que seguiu por Iuri Medeiros, que retornou a Ricardo para marcar sem espinhas.

No segundo tempo, o Braga manteve a liderança mas não conseguiu marcar o golo que precisava para apurado, considerando que a eliminatória estava empatada a dois golos.

No prolongamento nada se conseguiu, o que obrigou à marcação de grandes penalidades, tendo o Braga concretizado 3 e o Sheriff apenas 2, pelo que os bracarenses seguiram também para os oitavos-de-final, jogos que terão lugar a 10 e 17 de Março próximo.

No sorteio, as equipas que se apuraram nesta quinta-feira (F. C. Porto, Sporting de Braga, Sevilha, Atalanta, Leipzig, Barcelona, Bétis e Rangers) vão juntar-se aos cabeças-de-série que já estavam apurados, como são as equipas do Estrela Vermelha, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Leverkusen, Lyon, Mónaco, Spartak Moscovo e West Ham.

Após mais esta ronda, Portugal manteve o 6º lugar no ranking da UEFA, com 51,382 pontos, atrás da França (57,081), numa classificação que é liderada pela Inglaterra (101,355), seguida da Espanha (91,855) e da Itália (74,045).

Sorteio que se efectua esta sexta-feira (11h00 de Portugal Continental), na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, na Suíça.

 

© 8752 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.