A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) foi o palco, esta quinta-feira, da entrega dos prémios de 2019 (zona norte) e de 2020/2021 ocorreu esta quinta-feira em Coimbra, onde ficou também a garantia a sua continuidade.
Numa iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e da Fundação Millennium bcp, a cerimónia juntou os vencedores da edição de 2019, zona norte – que não tinham sido agraciados publicamente devido às restrições associadas à pandemia – e os vencedores da 6.ª edição, referente a 2020/21.
José Pedro Ferreira, director da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, anfitrião da cerimónia, destacou na sua intervenção as parcerias da UC com o COP, na área do Programa de Educação Olímpica e do Programa de Controlo de Treino, desejando “mantê-las e ampliá-las.”
João Paulo Vilas-Boas, membro da Comissão Executiva do COP e presidente do júri dos Prémios Ciências do Desporto, agradeceu aos candidatos que submeteram trabalhos a concurso “por se manterem a fazer ciência” e fez uma constatação: “Enquanto as universidades portuguesas andam pelos lugares 300 nos rankings internacionais, as faculdades de desporto, nos rankings específicos, andam pelos lugares 40, 50 e 60”. Perante este quadro, lamentou a discriminação que a Fundação de Ciência e Tecnologia faz em relação aos apoios que dispensa às Ciências do Desporto face a outras áreas de investigação.
O citado dirigente lançou, na sua intervenção, o desafio de o COP poder “agrupar todo o espólio da investigação em Ciências do Desporto numa biblioteca virtual”.
O presidente do COP, José Manuel Constantino, garantiu a continuidade dos Prémios Ciências do Desporto, apesar da 6.ª edição ter significado o fim da participação da Fundação Millennium BCP.
“Os prémios continuarão com o objectivo de valorizar o trabalho feito nas Ciências do Desporto, colocando esta área numa perspectiva diferente daquela que lhe tem sido dispensada no âmbito do financiamento público, porquanto o COP não pode prescindir do trabalho dos investigadores e o sistema desportivo deve ser alimentado pelo seu trabalho”. Salientou o presidente do COP.
Carlos Fiolhais, doutorado em Física Teórica, Director do RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e reconhecido cientista e divulgador de ciência, proferiu a conferência “O Jogo: na Cultura, na Ciência e no Desporto”, tendo centrado a sua exposição nos conceitos expendidos pelos teóricos Johan Huizinga e Roger Caillois e explicou como motivou os seus alunos a estudarem Física recorrendo ao Desporto, nomeadamente na análise da marcação de penáltis.
Os distinguidos foram:
5.ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS CIÊNCIAS DO DESPORTO (zona norte) – 2019
MEDICINA DO DESPORTO
Menção Honrosa
- Aplicabilidade e segurança de um programa de “walking football” para indivíduos com diabetes tipo 2
Autores: Romeu Mendes, Ana Barbosa, Elisabete Ramos, João Firmino-Machado, Maria João Sá, César André Coelho, Júlio Costa, Pedro Figueiredo, André Seabra, João Brito
PSICOLOGIA E PEDAGOGIA DO DESPORTO
Vencedor
- Desporto, a centelha do pensamento e comportamento criativo
Autores: Sara Santos, Diogo Coutinho, Nuno Leite, Jaime Sampaio
Menção Honrosa
- O impacto das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade
Autores: Isabel Mesquita, Cláudio Farias
TREINO DESPORTIVO
Menção Honrosa
- Prescrição e Controlo de Treino de Natação Pura Desportiva na Zona de Intensidade Limiar Anaeróbio
Autores: Rita Varandas, Hugo Sarmento, Luís Rama
6.ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS CIÊNCIAS DO DESPORTO – 2020/2021
ECONOMIA, DIREITO E GESTÃO DO DESPORTO
Vencedor
- Os comportamentos dos técnicos de exercício como promotores de sustentabilidade económica dos operadores fitness
Autores: Filipe Fernandes Rodrigues, Diogo Santos Teixeira, Luís Cid, Diogo Monteiro
Menções Honrosas
- Empreendedorismo Feminino na Indústria do Desporto: realidade ou utopia?
Autores: Dina Alexandra Marques Miragaia, Carla Daniela Moreira da Costa
- O Valor da Educação Olímpica: um Estudo Longitudinal do Programa Transforma Rio 2016
Autores: Tiago Miguel Patrício Ribeiro, Abel Hermínio Lourenço Correia, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, João Paulo Marôco
FISIOLOGIA E BIOMECÂNICA DO DESPORTO
Vencedor
- Quantificação da exposição ao contacto interpessoal em desportos coletivos durante a pandemia de COVID-19 através de sistemas de rastreamento automático
Autores: Bruno Gonçalves, Romeu Mendes, Hugo Folgado, Pedro Figueiredo, Bruno Travassos, João Brito
Menções Honrosas
- Desenvolvimento e validação de uma Unidade de Medição Inercial quando aplicada no teste de velocidade de 40m, com atletas de Alto Rendimento, de Atletismo
Autores: Paulo Miranda Oliveira, Orlando Fernandes, Pedro Serra, Marco Branco
- O andebol de recreação como estratégia promotora da saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas sem experiência na modalidade – o projecto “Handball4Health”
Autores: Rita Pereira, Peter Krustrup, José Magalhães, Susana Póvoas
HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO
Vencedor
- Modelo de desenvolvimento atlético e implicações para a longevidade da carreira de jogadores portugueses de futebol
Autores: Ricardo Monteiro, Diogo Monteiro, Bruno Travassos
Menções Honrosas
- Abandono da carreira desportiva de futebolistas de elite portugueses: Uma análise retrospetiva longitudinal
Autores: Bruno Travassos, António Carapinheira, Diogo Monteiro
- Actividade física, ansiedade e necessidades psicológicas básicas: Caracterização de uma amostra da população portuguesa em contexto de covid-19
Autores: Raul Antunes, Ricardo Rebelo Gonçalves, Nuno Amaro, Rogério Salvador, Rui Matos, Pedro Morouço, Roberta Frontini
Entregaram os prémios José Manuel Araújo, secretário-geral do COP, João Paulo Villas-Boas, Beatriz Gomes – ambos vogais do COP -, José Manuel Constantino e José Pedro Ferreira. Os vencedores receberam 5000 euros e as menções honrosas mil euros.