José Manuel Constantino foi distinguido com o SIGA Special Recognition Award 2022, que recebeu na cerimónia realizada, esta quinta-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
Emanuel Medeiros, CEO da SIGA, explicou que o Special Recognition Award “é um prémio raro, constituindo a mais alta distinção atribuída pela SIGA por relevantes serviços prestados em prol da Integridade no Desporto”, de acordo com a missiva distribuída pelo COP.
A justificar a atribuição desta distinção a José Manuel Constantino, Emanuel Medeiros considerou que “este Special Recognition Award é inteiramente merecido e é oportuno para nos fazer lembrar que nos devemos bater por causas, sejam quais forem as dificuldades”.
O CEO da SIGA lembrou ainda que o presidente do COP “deve também ser conhecido pelo seu apoio a uma aliança global pela integridade. Nunca teve dúvidas. Escolheu sempre o caminho das pedras, é disso que se fazem os líderes”.
José Manuel Constantino, agradecendo a distinção, fez uma retrospectiva do que tem sido a sua carreira no desporto e interrogou-se: “Porque é que as coisas tiveram o sentido que tiveram?”, explicando de seguida que “porque tive o privilégio de ao longo da vida ter aprendido, ter partilhado do pensamento de grandes figuras, desde logo o prof. José Esteves, uma figura marcante; Alfredo Melo de Carvalho, que foi director-geral dos desportos; José Maria Noronha Feio, uma pessoa com uma enorme capacidade intelectual”.
A estes nomes, o presidente do COP juntou ainda o de José Teotónio Lima, “pessoas que me ajudaram a moldar a percepção que tinha do desporto e da sua importância. Eu aprendi com eles a intransigência na defesa da prática desportiva e da sua importância formativa, porque o desporto ajuda as pessoas a serem seres menos imperfeitos”.
Foi através desta percepção que José Manuel Constantino entende ter contribuído para a valorização social do desporto, frisando que “temos de ser militantes de um desporto limpo de quaisquer suspeitas quanto à sua integridade”, partilhando depois o prémio com as Federações Desportivas – que tinham vários presidentes presentes na sala – e a equipa que lidera no COP. “Por mais brilhante que seja, se essa equipa não me acompanhar os resultados não são alcançados. Este prémio tem por isso de ser dividido em quadradinhos”, concluiu.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, considerou que José Manuel Constantino “tem entregue muito à sociedade”, no desempenho das suas funções, referindo ainda que “O SIGA Special Recognition Award é mais do que justo, defendendo que o presidente do COP personifica os valores olímpicos, da Excelência, da Amizade e do Respeito”. Acrescentou que “nos últimos seis anos praticámos estes valores sem nunca termos deixado de fazer o nosso trabalho”, lembrando que a primeira reunião em que participou no exercício das suas funções aconteceu no COP.
A finalizar, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, sublinhou que o mandato de José Manuel Constantino à frente do COP que agora termina “culmina com o melhor ciclo de resultados da história do desporto nacional”.