Patrícia Sampaio (- 78 kg) conquistou a Medalha de Bronze no Grand Slam Tel Aviv 2022, que terminou este sábado.
A Judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais estreou-se na primeira ronda, onde eliminou a nº 2 do ranking mundial, Madeleine Malonga (cabeça-de-série da prova e Vice-Campeã Olímpica e Mundial).
Após um combate equilibrado, a cerca de um minuto do final, Patrícia conseguiu projectar a francesa, pontuando ‘wazari’, imobilizando-a de seguida para alcançar o ‘ippon’. Nos quartos-de-final, encontrou a alemã Alina Boehm (31ª do ranking, Prata no Grand Slam de Abu Dhabi 2021), onde Patrícia foi surpreendida na sequência do seu ataque, com a germânica a imobilizá-la durante 20 segundos e somar o ‘ippon’.
Regressou às vitórias na repescagem contra Anastasiya Turchyn (nº12 do ranking), ao projectar a ucraniana para ‘ippon’, após um minuto e meio de combate. No seu último e derradeiro combate, enfrentou a italiana Giorgia Stangherlin (nº47 do ranking mundial), tendo a judoca portuguesa dominado o encontro, pontuando ‘wazari’ no primeiro minuto e controlando a adversária até ao segundo ‘wazari’, marcado a 50 segundos do fim.
Com este resultado, Patrícia Sampaio conquistou a Medalha de Bronze, a sua primeira medalha em Grand Slam.
Recorda-se que, no primeiro dia da prova, Telma Monteiro (-57 kg) cedeu contra a polaca Arleta Podolak nos oitavos de final, terminando a sua prestação na 9ª posição.