Leandro Ramos (Benfica) foi a figura principal do Nacional de Lançamentos Longos, competição que se efectuou este sábado na pista municipal de Vagos, onde também estiveram em evidência Ruben Antunes e Irina Rodrigues.
Leandro voltou a conquistar o título no lançamento do dardo (o terceiro consecutivo), com um ensaio a 82,22, ficando a 22 centímetros do seu próprio recorde nacional absoluto e sub-23, melhorando ainda o recorde da competição, que lhe pertencia desde 2020.
No final da competição e ao site da Federação Portuguesa de Atletismo, o atleta do Benfica salientou que “bater o recorde nacional, competir com uma boa prestação na Taça da Europa de Lançamentos e nos campeonatos do mundo, se possível nos 18 primeiros”.
Ilírio Nazaré (Sporting) sagrou-se vice-campeão em absolutos e sub-23, com 71,17 metros, fechando o pódio Mário Marques (Sporting Braga) com 62,76 metros. Nos sub-23, o terceiro lugar do pódio foi Dinis Rainha (Novas Luzes), com 57,39.
Outra prova de grande nível foi a do lançamento do disco, em que Irina Rodrigues (Sporting) se superiorizou à recordista nacional, Liliana Cá, com 62,08, enquanto a recordista portuguesa foi segunda, com 60,05.
Ao site da FPA, Irina referiu que “foi uma boa marca, embora gostasse de ter conseguido já a qualificação para os campeonatos do mundo, mas vou estar focada em conseguir estar presente na Taça da Europa e nos campeonatos do mundo, competições onde quero realizar uma boa prestação”.
Ivanilda Lopes (Benfica) fechou o pódio com 50,21 metros, sagrando-se campeã sub-23. Participou ainda na prova a dinamarquesa Lisa Brix Pedersen que, com o registo de 61,29 metros bateu o recorde nacional do seu país.
Ainda no lado feminino e no que se refere ao lançamento do martelo, adivinhava-se um duelo entre a recordista nacional Vânia Silva (Sporting), campeã nacional por 18 vezes, e a campeã nacional da Dinamarca, Katrine Jacobse (que venceu com 67,97), enquanto Vânia completou a prova com 57,49.
No entanto, havia ainda que contar com a sub-23 Mariana Pestana (Grupo Desportivo do Estreito) que, com um lançamento de 59,78 metros, se sagrou campeã nacional em absolutos e sub-23 e batendo a melhor marca alcançada até ao momento nesta competição, que pertencia a Diana Sousa desde 2008.
A jovem Mariana salientou ao site da FPA que “Fiquei muito satisfeita com a minha prestação, a marca realizada é um bom indicador e estou muito contente por vencer os campeonatos”, atleta que que se prepara para conseguir um lugar nos europeus e mundiais universitários.
Realce ainda para o vencedor do lançamento do martelo, Ruben Antunes (Sporting) que logo no primeiro ensaio se tornou no novo recordista da competição, com 70,49 metros, melhorando para 70,52 metros, no quarto ensaio, mais sete centímetros do que a anterior melhor marca, que foi obtida em 2018 por António Vital e Silva, vencedor das últimas sete edições desta competição, hoje ausente em Vagos.
No lançamento do dardo feminino, Cláudia Ferreira (Sporting), carimbou o quarto título consecutivo, com 52,74 metros. A sub-23 Magali Jimenez (Sporting Braga), foi segunda com 49,22 metros, que não pontua no campeonato nacional por ser estrangeira.
No lançamento do disco masculino, Emanuel Sousa (Benfica) venceu com 59,13 metros, com o campeão em título, Edujose Lima (Sporting), foi segundo com 57,20 metros.
Cleide Lopes (Belenenses), revalidou o título sub-23, com 47,03 metros.