Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão) renovou o título de campeã nacional de marcha 20 km, enquanto Rui Coelho (Benfica) sucedeu a João Vieira na prova masculina, nas competições que se efectuaram este domingo em Olhão.
Ana percorreu a distância em 1h36m10s, com a segunda classificada, a sub-23 Joana Pontes, do LMA-L a terminar com 1h37m19s, fechando o pódio Maria Bernardo, também do Pechão, com 1h39m17s.
Do lado masculino, a prova foi ganha pelo colombiano, ainda júnior, Christian Rojas, que bateu o novo campeão nacional, Rui Coelho, por apenas quatro segundos, terminando, respectivamente em 1h27m43s e 1h27m47s.
Rui Coelho sucedeu a João Vieira, o atleta que mais títulos conquistou. Completaram o pódio Paulo Martins (1h27m47s), do Sporting, terceiro na prova e vice-campeão nacional; e Hélder Santos, do LMA-L, com 1h30,17s, quarto na prova e terceiro nos campeonatos.
Na categoria de sub-20, triunfos para a individual Inês Mendes e Guilherme Rodrigues (Sporting), respectivamente com 47m54s e 43m44s.
Inês Mendes confirmou a marca de qualificação para o campeonato do mundo de nações e para o Festival Olímpico da Juventude Europeia, que acontecerá em Julho, em Banská Bystrica (Eslovénia), competição para a qual Guilherme Rodrigues também conseguiu marca de qualificação, ficando a quatro segundos da marca exigida para o campeonato do mundo de nações.
Carina Ferreira (53m36s), ADCCJC, e Beatriz Gonçalves (54m11s), do GRECAS, completaram o pódio feminino. Do lado masculino, a segunda e terceira posições do pódio foram ocupadas por Pedro Dias, do COP, com a marca de 44m28s, e por Tiago Ramos, do CATUNES, com o tempo de 44m33s, ambos com marca para o Festival Olímpico da Juventude Europeia.