Com Sara Moreira a conquistar o “tri” individual e Manuel Damião a bisar no masculino, o Maratona conquistou os quatro títulos em jogo, correndo praticamente sozinho, este domingo em Lisboa.
Manuel Damião repetiu o triunfo de 2012, deixando-se “andar” em ritmo mais ou menos lento ao lado de Kalai (que regressou a Portugal após ausência prolongada) e José Rocha, para ganhar perto do final dos 15 km do percurso.
Damião venceu com 45.19, enquanto Kalai gastou mais oito segundos e Rocha chegou 12 segundos depois.
O Maratona, que colocou os três atletas no pódio e fechou com Fernando Silva na nona posição, ganhou pela quinta vez, somando 15 pontos, contra 25 do Benfica, que regressou à competição e ocupou o segundo lugar. O Benaventense foi terceiro com 51.
Por norma mais lenta na parte final, Marisa Barros foi para a frente impor o andamento que mais lhe convinha, com Sara e Dulce sempre à vista. Cerca dos 12 km, Sara isolou-se para vencer pela terceira vez, completando os 15 km no tempo de 48.48 minutos, contra 49.15 de Dulce Félix e 50.06 de Marisa Barros.
O Maratona conquistou o 12º título colectivo consecutivo, mercê dos primeiro e segundo lugares de Sara e Dulce, fechando a equipa com Anália Rosa (4ª) e Daniela Cunha (5ª), respectivamente com 53.19 e 53.43. O Benfica foi 2º e a Adercus foi 3ª.
Entretanto, as equipas (masculina e feminina) do Sporting conquistaram o Campeonato de Lisboa de Inverno, competições efectuadas este fim-de-semana, também em Lisboa.