Depois de derrotar (3-2) a Finlândia, Portugal soube, esta terça-feira, que vai defrontar a Espanha (vitoriosa ante a Eslováquia, por 5-1), nas meias-finais do Europeu de Futsal, num encontro a efectuar em Amesterdão.
A partida que coloca frente a frente os dois finalistas da última edição do Campeonato da Europa e está agendada para a próxima sexta-feira 19h00 (20h00 locais).
As equipas de Portugal e de Espanha são velhas conhecidas e o historial pende para os espanhóis (que venceram 25 dos 32 duelos ibéricos). Portugal apenas venceu por três ocasiões, as duas últimas em jogos oficiais – na final do Euro-2018 e nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.
Nos dois últimos encontros entre as duas seleções – jogos de preparação em Espanha – os espanhóis vencerem por 4-3 e 6-0.
Frente a frente estarão o melhor e o quinto melhor ataque da prova – a Espanha apontou 20 golos e Portugal 12 – e a segunda e terceira melhor defesa – a Espanha sofreu cinco e Portugal consentiu quatro.
A formação espanhola alcançou o resultado mais desnivelado dos quartos-de-final. Portugal e Rússia são as únicas selecções que venceram as partidas que disputaram.
Ucrânia e Rússia são os outros semifinalistas
A formação ucraniana, segunda classificado do Grupo A, bateu o Cazaquistão, primeiro do Grupo B, por 5-3, na segunda partida das meias-finais, disputada na segunda-feira. A equipa russa bateu a Geórgia, por 3-1, no primeiro encontro desta terça-feira.
Após a fase de grupos, todas as partidas decorreram e serão disputadas no Ziggo Dome de Amesterdão.
A primeira meia-final (sexta-feira) joga-se pelas 16 horas, enquanto Portugal se inicia pelas 19 horas
O 3º e 4º lugar, que juntará os perdedores de sexta-feira, discutem o pódio pelas 13h30 de domingo, enquanto os vencedores disputarão o troféu em jogo pelas 16h30.