Portugal tem quatro jornalistas que passaram a primeira fase (de cinco) do concurso para a conquista dos prémios pela quarta vez lançados pela AIPS-Associação Internacional de Imprensa Desportiva.
António Vale (Foto em Acção e Escrita), David Novo (Escrita), Diogo Oliveira (Documentário de Vídeo e Vídeo de Perfil de Atleta) e Lúcia Gonçalves (Vídeo de Curta Apresentação), são os lusos que alcançaram a segunda fase deste concurso, no que se pode considerer uma primeira vitória, porque escokhidos de entre 633 trabalhos, oriundos de 40 países do Continente Europeu.
António Vale funciona como “freelancer”, David Novo é do Jornal Record, Diogo Oliveira integra a SportTV e Lúcia Gonçalves a SIC.
A partir desta terça-feira na Photography (Sport Action) , as restantes listas serão publicadas nos próximos dias.
As categorias são Fotografia (Portfólio), Redacção (Melhor peça colorida e Melhor Coluna), Vídeo (Perfil do Atleta, Curta e Documentário), Áudio, Jovens Repórteres (Escrita, Fotografia e Radiodifusão).
A quarta edição do prestigioso Prémio, que recebeu 1.732 inscrições de 133 países diferentes, mostra a incrível criatividade e diversidade e transmite uma poderosa mensagem de esperança diante dos desafios, especialmente no meio da pandemia de coronavírus.
Depois de analisar cuidadosamente todas as submissões, verificando datas, links e arquivos, o processo de análise dos Prémios teve início em Dezembro passado, envolvendo um painel de especialistas, membros da Comissão Executiva (CE) e membros do Júri, cujas notas médias resultam nas listas.
A segunda fase de votação, que é realizada exclusivamente pelos membros da CE (representando 24 nações diferentes), reduzirá os trabalhos selecionados a uma lista de candidatos.
A terceira e quarta etapas de votação são realizadas pelo Júri – 12 membros respeitados da indústria da mídia desportiva representando os cinco continentes – que primeiro selecionam os 10 melhores e depois os 3 melhores.
Por fim, um dia antes da cerimónia, que terá lugar na Europa em Maio de 2022 (data e local a confirmar na sequência da evolução da pandemia), decorre uma fase final de votação e os resultados permanecem secretos até ao anúncio.