A recordista nacional da distância, Inês Henriques, terminou em quarto lugar na prova feminina do Campeonato de Espanha dos 35 km Marcha, com o registo de 2h54m46s, a melhor marca portuguesa do ano.
Com este resultado, a marchadora olímpica lusa confirmou o mínimo de qualificação para o Mundial de Nações em Muscat e obtendo a marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Munique 2022.
Na prova disputada em Lepe (Huelva), Inês Henriques conseguiu ainda a marca que permite cimentar a sua posição no World Ranking (13º lugar) que lhe poderá abrir a participação nos Mundiais de Oregon 2022 (quota de 60 participantes na prova de 35 km), onde poderá vir a ter a participação de Vitória Oliveira (24ª no ranking),
A vencedora da prova foi a espanhola Maria Perez (líder do World Ranking) que obteve um recorde de Espanha com a marca de 2.39.16, melhor marca mundial do ano e a segunda melhor de todos os tempos.
Na competição masculina, destaque para Hélder Santos (Leiria MA), que terminou em 10º lugar com o registo de 2h38m14s (recorde pessoal melhorado em mais de sete minutos), ascendendo assim ao terceiro lugar no ranking português de sempre atrás de Rui Coelho (2.36.00) e de João Vieira (2.37.59). O atleta de Leiria ocupa o 33º lugar no World Ranking, posição que, a manter-se no final da qualificação, o poderá ajudar a participar nos Mundiais de Oregon 2022.
Entretanto, nos Millrose Games (Nova Iorque), a portuguesa Marta Pen Freitas foi sexta classificada nos 3.000 metros, com a marca de 8.56,31 minutos. Emigrante nos Estados Unidos, Marta Pen torna-se a líder portuguesa do ano e ascendeu ao oitavo lugar no ranking de sempre.
Neste evento e na prova do lançamento do peso, foi anunciado que o norte-americano Ryan Crouser tinha batido (sábado) o recorde do mundo, com um ensaio a 23,38, marca que, neste domingo, foi descartada pela organização face a um erro na medição.
O registo oficial do ensaio foi fixado em 22,45 metros, mantendo-se os 23,37 como recorde do mundo absoluto, também pelo mesmo atleta.