Ao lançar o peso a 20,40 metros no Meeting de Kladno (República Checa), o recordista de Portugal, Francisco Belo, confirmou estar em bom momento no início desta nova época.
Tendo como objectivo estar presente no mundial de pista coberta deste ano, Belo apenas conseguiu confirmar dois ensaios válidos, o melhor a 20,40, classificando-se no terceiro lugar, prova que foi ganha pelo norueguês Marcus Thomson (20,85), seguido do checo Tomas Stanek (20,80), competição que integra o Continental Indoor Tour.
Belo tem como recorde nacional o registo de 21,28, alcançado no europeu do ano passado, tendo conseguido na pista do Centro de Alto Rendimento do Jamor, a marca de 20,57.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Atletismo noticiou que os Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo, em pista coberta, decorrerão neste fim-de-semana de 29 e 30 de Janeiro, no Altice Forum Braga. Esta é uma das competições mais participadas do desporto universitário e incluiu um total de 12 disciplinas distribuídas pelos géneros feminino e masculino.
Os Campeonatos Nacionais de Atletismo em pista coberta são uma organização da FADU, este ano com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho.
Na última edição, realizada em Março de 2021, em Pombal, subiram ao pódio colectivo as equipas da Universidade do Porto (ouro), da Universidade Nova de Lisboa (prata) e da Universidade de Aveiro (bronze).