Sábado 23 de Novembro de 2024

Todas as estrelas a cintilar

31Dez 3398 S Silvestre 2011 jdm cnSão Silvestre da Amadora

A poucas horas do início da mais consagrada corrida de São Silvestre que se efectua em Portugal, sendo ainda uma das melhores da Europa, o céu que cobre o concelho da Amadora já está a cintilar com o brilho das estrelas que por ali vão desfilar.

A partir das 17,30 horas deste último dia de 2012 abrir-se-á um espectáculo onde haverá de tudo um pouco, mesmo antes das próprias corridas, para dar outro colorido à festa de fim-de-ano.
Dois grupos de “motards” da Amadora, o Clube dos Amigos dos FIAT 600/500, o Clube dos Amigos dos Citroen 4L e o Grupo Cicloturista da Amadora, abrirão o desfile com o máximo de barulho para dar a Bona nova de que os atletas estarão a chegar.
Às 18 horas, a partida das senhoras e às 18,10 a dos cavalheiros, as provas para reis e rainhas do atletismo nacional.
Na linha feminina, Sara Moreira (Maratona) é a estrela maior, vencedora da prova em 2010 e que vai regressar para tentar repetir o êxito, contando este ano com as sportinguistas Clarisse Cruz (que foi 2ª o ano passado) e Ercília Machado (esta olímpica em Londres, nos 3.000 metros-obstáculos), para além da individual Inês Monteiro.
De primeira grandeza é também a letâ Jelena Prokopcuka, que já ganhou por cinco vezes na Amadora, estando a uma vitória de igualar a campeã olímpica portuguesa, Fernanda Ribeiro.
No sector masculino, a luta vai ser mais renhida. Manuel Damião (Maratona), que ganhou o ano passado, vai ter como adversários como que uma selecção nacional de fundo, constituída por Rui Pedro Silva (vencedor em 2005), Fernando Silva (3º em 2005), Rui Pinto (5º em 2011) e, em especial, o moldavo Roman Prodius, que ganhou em Ponta Delgada e no Crato, nestes últimos quinze dias.
Recordes a bater: o dificílimo 28.25 que o queniano Moses Masai conseguiu em 2007 – o primeiro português na lista dos melhores é precisamente Manuel Damião, com 29 minutos, no 10º lugar – e o não menos fácil 32.10 de Prokopcuka, em 2004.
Por tudo isto e porque o número de inscrições ultrapassou largamente as previsões (são mil os inscritos), estão reunidos todos os ingredientes para um final de ano em beleza na Amadora.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.