Sara Moreira e Manuel Damião (ambos do maratona), são os principais candidatos a repetir o triunfo na 38ª São Silvestre da Amadora, que a primeira ganhou em 2010 e o segundo o ano passado.
Na apresentação da corrida de final de ano mais competitiva em Portugal, desta vez com o maior leque de estrelas nmo sector masculino, esta quinta-feira, ficou a saber-se que Damião irá ter muita muita por parte de Rui Pedro Silva, vencedor em 2005 (Benfica) e Fernando Silva, 3º no mesmo ano (Maratona), para além de Hélio Gomes (Benfica), do eritreu Amanuel mesel e do moldavo Roman Prodius, este vencedor há dias da São Silvestre de Ponta Delgada.
Num segundo plano, surgem Rui Pinto (Benfica) 5º o ano passado e Pedro Ribeiro (Cionforlimpa), 7º também em 2011.
O recordista da prova é o queniano Moses Masai que, em 2007, venceu com extraordinários 28.25 para os 10 km.
Nas senhoras, Sara defrontará Clarisse Cruz (2ª o ano passado) e Ercília Machado (ambas do Sporting), para além de Inês Monteiro (6ª em 2007) e a recordista do percurso, a letã Jelena Prokopcuka, que venceu em 2004, com 32.10. Jelena venceu mais quatro provas: 2001, 2, 3 e 2007. O recorde de triunfos pertence ainda a campeã olímpica portuguesa Fernanda Ribeiro.
De salientar que as inscrições fecharam ao milésimo participante, registando-se um aumento substancial em relação a anos anteriores, pelo menos desde 1997.
Maria do Sameiro Araújo, que há cerca de 40 anos, é a treinadora portuguesa com mais títulos conquistados, quando orientava a formação feminina do Sporting de Braga, o que lhe dá o título de Rainha das Treinadoras Portuguesas, foi distinguida precisamente por esses feitos, numa homenagem prestada pelo Desportivo Operário do Rangel, clube que organiza a prova, e a Câmara Municipal da Amadora.
Distinção ainda atribuida ao antigo atleta Joaquim Silva, vencedor da edição de 1990.
A prova é organizada pelo Rangel, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e o patrocínio do Continente e do SMAS, entre outras empresas e instituições.
A prova feminina têm a partida marcada para as 18 horas do dia 31 e a masculina pelas 18,10, junto à sede do clube (Rua Elias Garcia, na Venda Nova-Amadora).