A Equipa das Quinas iniciou a defesa o título alcançado em 2018 diante do adversário que bateu no prolongamento dos oitavos de final do Mundial-2021, que marcou o arranque do Campeonato da Europa Países Baixos 2022.
A Selecção Nacional esteve em desvantagem na partida, por 0-2, mas deu a volta ao marcador com golos de Pauleta (11′), Pany (19′), Afonso (25′) e Tomás Paçó (26′).
Aos dois minutos, André Sousa derrubou Stefan Rakic na área e Marko Prsic, da marca de penálti, não enjeitou a possibilidade de colocar os sérvios em vantagem. Erick e Bruno Coelho foram os primeiros a tentar a igualdade. Fábio Cecílio aos quatro minutos obrigou Nemanja Momcilovic a esticar-se para uma defesa com o pé esquerdo.
Aos sete minutos Marko Prsic bisou na partida. Vasic aproveitou um remate errado para rematar à baliza de André Sousa que defendeu, mas foi impotente para parar a recarga de Marko Prsic.
Aos 11 minutos, Miguel Ângelo descobriu ao segundo poste Pauleta que reduziu a desvantagem lusa.
Erick aos 13 minutos esteve muito perto do empate, mas viu o seu remate sair ao lado. A formação chegaria ao empate aos 19 minutos graças a um remate colocado de Pany, após assistência de Zicky.
A poucos segundos do intervalo, Pauleta, isolado, viu o guardião adversário negar-lhe o segundo tento e a vantagem lusa.
No primeiro minuto do segundo tempo, Pany esteve muito perto de marcar e aos 25’ Zicky rematou por cima. Aos 26 minutos, Zicky encontrou Tiago Brito na direita que cruzou para o golo de Afonso que colocou pela primeira vez Portugal na frente do marcador, consumando a reviravolta.
Aos 27 minutos, Afonso fez uma excelente assistência para Tomás Paçó que ampliou os números da vitória lusa para 4-2.
Portugal alinhou com André Sousa; João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick.
Jogaram ainda: Tomás Paçó, Miguel Ângelo, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Afonso, Zicky e Pauleta, tendo Bebé sempre no banco.
Portugal joga a segunda partida no Euro-2022 diante dos Países Baixos, que bateram a Ucrânia, por 3-2,na Ziggo Dome, em Amesterdão.
Os Países Baixos sofreram um golo logo no primeiro minuto, apontado por Zvarych, mas a formação laranja deu a volta ao marcador na segunda parte, através de Saadouni (22′), Attaibi (24′) e Bouzambou (30′), com a Ucrânia a conseguir ainda reduzir por Shoturma (37′).