Patrícia Mamona (Sporting) e Pedro Pichardo (Benfica) foram considerados os Melhores Atletas do Ano pelo CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto, concluída que foi a votação do júri nacional.
Patrícia, que continua a somar êxitos ano após ano, foi a mais votada (45 votos) no sector feminino, superando a lançadora de peso Auriol Dongmo (19) e judoca Telma Monteiro (16). A seguir classificaram-se a canoísta Teresa Portela e a surfista Yolanda Hopkins.
Registe-se que Patrícia conquistou a medalha de prata na prova do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que somou ao título europeu de pista coberta alcançado na Polónia.
No sector masculino, Pedro Pichardo, foi o melhor no triplo salto ao alcançar a medalha de ouro – a 5ª medalha de ouro para Portugal na história dos Jogos Olímpicos e do desporto nacional, sendo a única modalidade que o conseguiu até este ano – tendo somado 40 votos, à frente do canoísta Pedro Pimenta (18) e do futsalista Ricardinho (14), seguindo-se o ciclista João Almeida e o futebolista Pedro Gonçalves.
Pichardo sagrou-se ainda campeão europeu de pista coberta.
Recorde-se que a mesa tenista Fu Yu e o judoca Jorge Fonseca conquistaram este prémio em 2019, não tendo sido atribuído o prémio em 2020 face à pandemia do Covid-19.