Maria do Sameiro Araújo, a técnica que levou a equipa feminina do Sporting de Braga aos píncaros do atletismo internacional, venceu as eleições para a Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal
Sameiro somou 53,9% dos votos contra os 46,1 da lista liderada por Abreu Matos, numa votação que durou quase uma semana devido ao facto de serem considerados também os votos por correspondência.
O que não se percebeu muito bem foi o facto de, no final do primeiro acto (votação directa em urna), terem sido divulgados os seus resultados, quando esse conhecimento só devia ser público no final de todo o processo.
Depois dos êxitos alcançados com atletas como Manuela Machado – o seu expoente máximo e que se sagrou campeã mundial e europeia da maratona – Albertina Machado, Rosa Oliveira, Conceição Ferreira, entre outras, a actual seleccionadora nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, tomou a responsabilidade de passar a coordenar um conjunto de aspectos relacionados com os treinadores de atletismo nacionais.
Para a ajudar terá a companhia de outros técnicos, como Rui Norte, Anabela Leite, Bernardo Manuel, Carlos Silva e José Uva, que integram a direcção.
Mulher de “armas” e com “armas” altamente “tecnológicas” no âmbito do treino no atletismo, Sameiro Araújo alia ainda outras qualidades na área da psicologia, o que é muito importante.