Com dois jogos para completar a fase de grupos, o Benfica pode, esta terça-feira, dar um passo importante no apuramento para a fase final da Liga dos Campeões.
Para isso, terá que vencer os espanhóis de Barcelona (grupo E) e não perder frente ao Dínamo de Kiev no último encontro do grupo, esperando que os alemães do Bayern também não ganhem os dois jogos.
A equação não se apresenta fácil para a equipa de Jorge Jesus, pelo que todos os cuidados serão poucos e só duas exibições a alto nível poderão redundar nos êxitos que se aguardam para fechar esta primeira fase em beleza.
No outro encontro desta quinta ronda, o Dínamo recebe o Bayern, o que poderá modificar a classificação se os alemães não conseguirem vencer.
Recorde-se que o Bayern soma 12 pontos, contra 6 do Barcelona, 4 do Benfica e 1 do Dínamo de Kiev.
Na quarta-feira, será a vez de F. C. do Porto (grupo B) e Sporting (grupo C) “afinarem” o alinhamento para a fase final, ambos partindo de posições mais favoráveis, porquanto se encontram na segunda posição.
Os portistas já se encontram na cidade de Liverpool, para defrontarem o clube local e que comanda, folgadamente, o grupo, numa partida difícil, recordando-se que, no Porto, na primeira volta, os britânicos venceram (5-1) um resultado que demonstrou a diferença existente entre os dois colossos.
O Atlético de Madrid recebe o Milão, cujo resultado, por certo, poderá influenciar a classificação para a entrada na última jornada (7 de Dezembro) onde tudo terá que ficar decidido.
Registe-se que o Liverpool comanda (12 pontos), seguido do F. C. Porto (5), Atlético de Madrid (4) e Milão (1).
Quanto ao Sporting, que recebe em Alvalade os alemães do Dortmund – com quem está empatado no segundo lugar – só a vitória interessa, sabendo-se que, neste momento, tem um score (9-7) de golos mais favorável do que o Dortmund (4-8), o que é um bom sinal.
Na outra partida, o Besiktas joga em casa frente ao Ajax – que é o comandante – numa partida que se prevê de superioridade da formação dos Países Baixos, mas onde tudo pode acontecer a … favor do Sporting, se ganhar!
Em resumo, espera-se sempre o melhor resultado para as equipas portuguesas, para também melhorarem o ranking de Portugal na UEFA (agora em sexto, para o qual desceu na ronda anterior, desejando-se que todos somem o maior número de pontos para o efeito.