Portugal começou da melhor maneira a luta pela reconquista do europeu de hóquei em patins, ao vencer a Alemanha por um 10-0 que explica tudo, isto é, a fragilidade da formação alemã, que pouco mais fez do que rolar na procura do golo, na competição iniciada esta segunda-feira em Paredes.
Ainda que apenas tivesse obtido três golos no primeiro tempo, na fase de aquecimento, Portugal encheu o campo todo e só não marcou mais porque a velocidade de entrada demorou a “rolar”, sendo que depressa se percebeu que os alemães não tinham grande qualidade para defrontar um Portugal que quer voltar a ser campeão para dar aumentar os 21 títulos já conquistados, o último dos quais em 2016.
O primeiro golo foi obtido pelo capitão Gonçalo Alves, com um remate à meia volta que surpreendeu toda a gente, tendo feito a bola passar por entre os dois jogadores que tinha na frente e anichá-la na baliza, sem que o guarda-redes desse por isso.
Este golo surgiu aos 8’ e deu vantagem a Portugal depois dos alemães terem feito a bola chegar à baliza lusa, onde o campeão mundial Ângelo Girão gorou as três tentativas de marcar dos germânicos.
Telmo Pinto foi (13’) o autor do segundo golo, depois de rematar forte e colocado, com a bola a passar, novamente, entre dois jogadores alemães e entrar na baliza sem problemas de maior, tendo Jorge Silva (18’) alcançado o terceiro tento português num remate directo ao fundo da baliza.
No segundo tempo, bem quentes, os jogadores portugueses fizeram o 4-0, com o capitão, Gonçalo Alves, a marcar (27’), seguindo-se Jorge Silva (29’) chegar ao 5-0 e Henrique Magalhães (30’) alcançar o 6-0, numa altura em que os alemães passaram a estar rendidos perante a formação nacional.
Tempo ainda para mais quatro golos: Telmo Pinto (30’) fez o 7-0; Diogo Rafael (35’) alcançou o 8-0; João Rodrigues (47’) fez o 9-0 e Rafa fechou a conta (48’), com o 10-0 final, colocando Portugal no segundo lugar da classificação, porquanto a Espanha ficou a liderar face aos 11-0 “ofertados” a Andorra.
No outro jogo da primeira jornada, a França bateu (8-5) a Itália.
Nesta terça-feira, a ronda começa com o Itália-Espanha (15h30), seguindo-se o Andorra-Alemanha (18h30) e fechará com o França-Portugal (em directo na RTP1)
Nesta competição, Portugal é o recordista em títulos (21) – ficou em 2º lugar por mais 13 edições e em 3º noutras dez – perfazendo a 44ª presença no pódio, esperando-se que este ano consiga também entrar no grupo da frente.