Terça-feira 24 de Novembro de 0465

Casa cheia na Luz para iluminar caminho de Portugal até ao Qatar

port vs catar 1Neste domingo, todos os caminhos vão dar ao Estádio da Luz onde, a partir das 19h45, Portugal vai fazer o oitavo jogo da fase de grupos do apuramento para o Mundial de Futebol 2022, no Qatar.

Depois do primeiro “susto” sofrido na viagem à Sérvia (com um 2-2), a formação liderada por Fernando Santos voltou a “encalhar”, ainda que na República da Irlanda (quinta-feira passada), onde não passou de um 0-0 que criou uma “crise” de nervos em todo o país (e não só), ainda que deixando uma porta aberta para este domingo tentar conseguir o apuramento directo, que não alcançou face a uma exibição cheia de “névoa”, onde as estrelas cintilantes foram “empurradas” para um lisonjeiro empate.

Empatados em pontos (17) mas com o goal-average (2-0) favorável à equipa nacional, Portugal e Sérvia reconhecem que a formação lusa tem potencial global superior, assumida sem medos pelo técnico que lidera a equipa da Sérvia, tendo o próprio Presidente do país, na viagem até Lisboa, referido que “foi criado um prémio suplementar de um milhão de euros, a distribuir pelo, staff da equipa, em caso de vitória”, antecipando-se a Fernando Gomes nesta fase de ganhar a confiança dos jogadores escolhidos, cuja FPF não divulgou qualquer intenção de prémio, a não ser que esteja explícito no respectivo contrato.

No entanto, Fernando Santos foi mais explícito ao divulgar, no lançamento do jogo, que “Portugal vai apurar-se e vai estar presente de forma directa” na fase final do Campeonato do Mundo, pelo que parece não haver nada que possa acontecer para que Portugal não possa resolver (basta um empate), sendo o mais difícil concretizar a estratégia de empate.

E como capitão da equipa, Cristiano Ronaldo também aproveitou (via Twitter) para escrever que “é por Portugal e pelos portugueses que queremos marcar, uma vez mais, presença no Campeonato do Mundo. E é com a força de Portugal e dos portugueses que vamos lá chegar! Contamos com o vosso apoio! Rumo ao Catar 2022!”.

Junta-se a isto o facto de o Estádio da Luz estar esgotado o que representa uma vantagem “moral”, se bem que os jogos se ganhem apenas com pontos (e golos), pelo que Portugal tem de entrar em campo com todos os sentidos “centralizados” para que a “máquina” funcione em pleno.

Para o efeito, as estrelas tem que saber qual o lugar que ocupam, que papel lhes está reservado, como funcionar no colectivo e, se for preciso, que uma delas possa criar o momento especial para chegar ao golo na sequência de uma jogada plena de virtudes ou num “rasgo” individual.

Seja como for, os portugueses estão ansiosos para que Portugal “se” decida a chegar ao Qatar mas depois de demonstrar aquela qualidade, capacidade e categoria que se reconhece aos jogadores que tem composto a selecção, que também anseiam que Portugal chegue a Campeão do Mundial, afinal o título que falta na história do Futebol português.

© 0465 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.