Sábado 24 de Novembro de 6485

Conhecida a convocatória da Selecção Nacional sub-18 Feminina para o Scandibérico

Andebol-TorneioScandiberico-09-11-2021

FPA

Luís Santos, seleccionador nacional, divulgou a lista de convocadas durante a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Scandibérico, que contará com a participação da Selecção Nacional sub-18 Feminina, tendo como palco os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.

Luís Santos, Seleccionador Nacional, foi um dos presentes e aproveitou a ocasião para divulgar a lista das 18 atletas convocadas para a competição, na qual Portugal defrontará as congéneres de Espanha, Suécia e Noruega e que irá decorrer de 26 a 28 de Novembro corrente, em quatro municípios: Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.

O líder da equipa lusa, abordou a inclusão de novas atletas na convocatória, a importância de dar continuidade à evolução e deixou ainda um apelo aos adeptos para que o ‘factor casa’ seja sentido, tendo referido que “este estágio representa um momento fundamental nesta preparação que estamos a realizar para o Mundial 2022. Ter três jogos internacionais, cerca de três meses depois do Europeu é fulcral, até porque teremos oportunidade de comparar a nossa evolução com a de Espanha, Suécia e Noruega – selecções com quem já jogámos. A inclusão de seis atletas que não estiveram no Campeonato da Europa é outro factor importante, que nos permitirá perceber como podem estas atletas integrar os futuros grupos de trabalho”.

Acrescentou ainda que “ao mesmo tempo, continuamos o processo de formação destas jogadoras, com vista à integração futura na Selecção Nacional A e, para isso, o contexto internacional é determinante. Esperamos contar com a presença do nosso público nos jogos para podermos sentir que estamos, de facto, a jogar em casa. Aproveito para deixar uma palavra de agradecimento aos municípios que se uniram para proporcionar este momento marcante para o andebol jovem feminino”.

As atletas escolhidas foram Mariana Silva (Madeira SAD), Matilde Rosa (Gil Eanes) e Rita Guimarães (Alpendorada), as guarda-redes; Sara Rodrigues (Alavarium Loves Tiles), Luana Jesus (Madeira SAD), Maria Pico (Gil Eanes), Naíde Gonçalves (ABC de Braga), Carmen Figueiredo (Gil Eanes), Francisca Gonçalves (Feirense), Matilde Correia (Gil Eanes), Leonor Antunes (S. Félix Marinha), Joana Semedo (CS Madeira), Luciana Rebelo (Maiastars), Maria Ferreira (ABC Braga), Júlia Figueira (Madeira SAD), Bárbara Mendes (Maiastars), Mariana Silva (Feirense) e Constança Sequeira (Alavarium Love Tiles).

Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu, destacou a cooperação existente entre os municípios envolvidos na realização do Torneio Scandibérico e a importância de levar o andebol até estas regiões, onde a expressão da modalidade está a aumentar cada vez mais.

O coordenador do Andebol4ALL realçou ainda o facto de a Federação de Andebol de Portugal “ter essa capacidade de abranger todo o território nacional, como é o caso deste torneio, que vai decorrer em concelhos do interior do país e com baixa densidade populacional.”

O professor explicou ainda a distribuição dos seis jogos do torneio e a importância que a realização do mesmo tem, quer para os quatro municípios, quer para a Federação de Andebol de Portugal: “É um projecto intermunicipal, acolhido por quatro municípios em rede que receberão os seis jogos. Há dois municípios que irão ser palco de dois jogos e os outros, de apenas um, mas é algo que está perfeitamente de acordo com os presidentes das respectivas autarquias. Este projecto, que envolve as selecções jovens e que já começou há alguns anos, será para continuar e, por isso, há essa rotatividade entre concelhos. É importante para nós a promoção do andebol em todo o território e é igualmente importante para estes concelhos, a  promoção dos pontos fortes que cada um deles oferece, desde a gastronomia, património histórico e a própria gente. É um acordo que, claramente, beneficia as duas partes”.

Joaquim Escada reforçou ainda o “agradecimento aos municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel pela forma como estes têm acolhido as propostas e têm recebido de braços abertos para a realização de eventos da Federação de Andebol de Portugal”.

 

© 6486 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.