“O desporto é uma das principais áreas de interesse da população portuguesa, atingindo os 70%, segundo apurou um estudo da consultora Nielsen, realizado a pedido do Comité Olímpico de Portugal, que também concluiu que 57% dos portugueses se interessam pelos Jogos Olímpicos”, segundo a nota informativa divulgada pelo COP.
A conquista do reconhecimento de 77% da população portuguesa pela marca Comité Olímpico de Portugal e a subida do interesse na Equipa Portugal em 20 pontos percentuais face ao anterior ciclo olímpico Rio 2016, atingindo os 58%, são também conclusões do estudo que analisou as seguintes dimensões: interesse em desporto, consumo de média, marca Comité Olímpico de Portugal e Equipa Portugal, atletas Olímpicos e parcerias.
Realizadas mil entrevistas online a uma amostra representativa da população portuguesa situada entre os 18 e os 65 anos, no período 9-16 de Setembro de 2021, o estudo da Nielsen apurou que o desporto é uma das principais áreas de interesse para os portugueses, atingindo os 70% de interesse, situando-se apenas atrás de outras áreas de entretenimento massivo, como séries de televisão, cinema, música ou compras online.
O Futebol continua a ser a modalidade mais popular em Portugal, com 71% da população interessada ou muito interessada, seguido do Atletismo, com 47%, e do Futsal, com 45%.
Os Jogos Olímpicos são um dos eventos mais atractivos para a população portuguesa, apenas ultrapassados por algumas das maiores competições de futebol. Face ao estudo semelhante realizado no fim do Ciclo Olímpico Rio 2016, o valor do interesse nos Jogos Olímpicos subiu de 44% para 57%, registando-se um aumento de 13 pontos percentuais.
Já o nível de interesse da população portuguesa na Equipa Portugal passou de 38% no Ciclo Olímpico Rio 2016 para 58% no Ciclo Olímpico Tóquio 2020, registando um aumento de 20 pontos percentuais.
O acompanhamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi feito por 63% da população portuguesa, sendo a TV o meio preferido para o consumo de conteúdos, seguida de perto pelos meios online.
Foi ainda registado que 26% dos inquiridos demonstraram conhecimento e/ou instalaram a app Equipa Portugal, plataforma lançada em 2021, que permitiu acompanhar a performance dos atletas na preparação e participação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Relativamente à marca Olímpica, revelou-se que 97% dos inquiridos conheciam os anéis Olímpicos. De destacar ainda o desempenho da marca Comité Olímpico de Portugal, que conquistou um reconhecimento de 77% (subida significativa face aos 60% no Ciclo Olímpico Rio 2016).
Foi ainda estudada a relevância dos atletas olímpicos e ficou demonstrado que, de uma forma geral, o interesse nos atletas aumentou após a sua participação nos Jogos Olímpicos. Patrícia Mamona, Telma Monteiro e Nelson Évora representam os três atletas mais reconhecidos, seguidos de Pedro Pichardo, Fernando Pimenta e João Sousa. As páginas dos atletas Olímpicos nas redes sociais aumentaram o número de seguidores depois dos Jogos Olímpicos, exemplo de Pedro Pichardo (+95%), Jorge Fonseca (+79%) ou Patrícia Mamona (+67%).
Ficou igualmente demonstrado que os atletas Olímpicos têm capacidade para transcender o universo desportivo, influenciando os utilizadores e constituindo uma oportunidade para as marcas se associarem.
Conclui-se ainda que tanto os Jogos Olímpicos como o Comité Olímpico e Portugal são interessantes para as marcas se associarem devido aos valores positivos que projectam. De relevar que 69% dos fãs da Equipa Portugal reconhecem que as marcas ao patrocinarem a Equipa Portugal tornam-se mais apelativas, demonstrando o seu compromisso de responsabilidade social.