O recém campeão olímpico do triplo salto, Pedro Pichardo, que conquistou a quinta medalha de ouro em Jogos Olímpicos (também a quinta no atletismo) para Portugal será a figura principal que estará presente no Auditório do Montepio, no Atmosfera m, do momento solene da comemoração dos 100 anos da Federação Portuguesa de Atletismo.
A sessão solene está marcada para as 15 horas desta sexta-feira, 5 de Novembro, precisamente no dia em que a FPA comemora um século de existência ao serviço da única modalidade nacional que gerou campeões olímpicos.
Depois de Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, é a vez do mais recente campeão olímpico da nossa história fazer “uma viagem” pelo centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, na companhia do presidente da FPA, Jorge Vieira, e convidados. Durante a visita serão ainda apresentadas as próximas iniciativas da programação do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo.
Recorde-se que, na passada quinta-feira, o grupo Zona Mista, foi recebido no mesmo local, não só para uma visita como também para analisar a história da modalidade, o grupo Zona Mista, composto figuras do passado mais antigo, como foram os casos do primeiro finalista olímpico nos 400 metros barreiras (José Carvalho, 4º lugar), António Fonseca e Costa (técnico que levou Carla Sacramento ao título mundial de pista nos 1.500 metros e Aurora Cunha, que se sagrou tripla campeã mundial de estrada), António Vermelhudo recordista e campeão nacional no salto em altura, e outros atletas, que se registam na foto inserta.
Entre outras recordações, a capa da Revista Atletismo de Abril de 1985, que registou o terceiro título de campeão do mundo de corta-mato alcançado por Carlos Lopes, na competição disputada um mês antes, no Vale do Jamor, para além da acta da reunião da Comissão Técnica da Federação a aprovar as marcas mínimas para os atletas portugueses poderem participar nos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsínquia).
De realçar ainda a notícia da conquista da primeira medalha internacional por um atleta português, no caso o campeão do salto em comprimento nos Jogos Iberos Americanos, Pedro Almeida (Sporting), realizados na cidade de Santiago do Chila (Chile), bem como do primeiro atleta português, Manuel Oliveira, que participou numa final dos 3.000 metros obstáculos nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964).
Na foto constam ainda outros atletas, como Cipriano Lucas, Mário Sousa e Artur Madeira (jornalista com 50 anos de actividade ininterrupta na Comunicação Social, desde 1970). António Fernandes, responsável pela comunicação na Federação de Atletismo, foi o anfitrião.
A exposição está patente até ao dia 20 deste mês de Novembro.