Encontro em Lisboa
A ética no jornalismo desportivo vai ser tema de um debate que terá lugar no dia 21 de Novembro próximo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
No ano em que foi consignado como o da Ética no Desporto, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, por certo que este encontro chega numa altura ideal, em especial porque aborda uma área repleta de carências a todos os níveis.
Daí a importância do debate, em âmbito académico (sem “capa”), onde todos os interessados poderão participar, para o caso com relevo para os estudantes de Comunicação Social da citada Escola, um público alvo que tem o futuro nas suas mãos e que deve estar bem preparado para enfrentar os desafios que se vão colocar dia após dia.
Numa parceria entre a Escola Superior de Comunicação Social, o CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto e o PNED-Plano Nacional da Ética no Desporto e com um leque de figuras públicas do jornalismo (desportivo e não só), está encontrado o mote para que a ética no jornalismo desportivo seja debatida a alto nível.
Vítor Serpa (director de “A Bola”), António Magalhães (director-adjunto do “Record”), Cecília Carmo (RTP), José Manuel Rosendo (Antena 1), Sidónio Serpa (Psicólogo) e Francisco Pinheiro (Sociólogo), serão os oradores/comentadores nos dois painéis previstos: “Desafios da ética no jornalismo desportivo” e “A “verdade desportiva” no jornalismo”.
Os jornalistas (e formadores) Carlos Andrade e Óscar Mascarenhas serão os moderadores de serviço