e acordo com a nota distribuída pelo Comité Olímpico de Portugal, o nosso país garantiu a presença de três atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, havendo ainda possibilidades de a missão lusa apresentar mais alguns, ainda em fase de apuramento.
A cem dias da Cerimónia de Abertura, marcada para as 13 horas (+7 na capital da China) do dia 4 de Fevereiro de 2022, estão confirmados dois atletas nacionais – um feminino e um masculino – nas competições de Esqui Alpino e um nas de Esqui de Fundo (masculino). Snowboard e Patinagem de Velocidade são mais duas modalidades com desportistas portugueses à procura de qualificação.
No Esqui Alpino há três atletas masculinos – Manuel Ramos, Ricardo Brancal e Baptiste Aranjo – com resultados dentro da janela de qualificação Olímpica (menos de 160 pontos FIS). Mas só um competirá em Pequim 2022, porque Portugal dispõe apenas de uma vaga.
A atleta Vanina Guerillot de Oliveira garantiu uma vaga para Portugal, também em Esqui Alpino, e os resultados internacionais que vier a alcançar podem ainda abrir mais um lugar. A confirmar-se essa possibilidade, as esquiadoras Ariana Haben Ribeiro e Alessandra Cicalese poderão também tentar o apuramento até 16 de Janeiro de 2022, quando termina o período de qualificação.
Dois atletas nacionais estão dentro da janela de qualificação olímpica (menos de 300 pontos FIS) no Esqui de Fundo, sendo que apenas um poderá competir nos Jogos Olímpicos: José Cabeça, que foi quem abriu a vaga em Pequim 2022 para a Equipa Portugal, durante os campeonatos do Mundo realizados em Oberstdorf, na Alemanha, e Filipe Cabrita. André Gonçalves está a tentar alcançar pontuação dentro da janela de qualificação olímpica que lhe permita tentar a selecção.
Christian de Oliveira garantiu a pontuação mínima para a qualificação olímpica de Portugal em Snowboard, mas precisa ainda de obter um top 30 numa prova da Taça do Mundo, para confirmar a presença em Pequim.
O snowboarder nacional está a treinar-se na Áustria e prepara-se para entrar em competição nas provas da Taça do Mundo, com início a 11 de Dezembro na Rússia.
Diogo Marreiros, quatro vezes campeão europeu em Patinagem de Velocidade, na versão de patins com rodas, e que se encontra a treinar em Inzell, na Alemanha, vai tentar a sua qualificação para os Jogos Olímpicos, com a participação nas Taças do Mundo da modalidade (depois de ter conseguido o tempo mínimo para poder participar), a partir do próximo dia 12 de Novembro (Polónia), e depois em Salt Lake City (EUA), e Calgary (Canadá). O objectivo será tentar a qualificação olímpica na disciplina de Mass Start.
Entretanto, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 deu a conhecer as medalhas que serão atribuídas na competição.
Baptizadas de “Tongxin” que significa “Together as one” (“Juntos como Um”), as medalhas apresentam cinco anéis concêntricos que representam a filosofia tradicional chinesa da harmonia entre o céu, a terra e os seres humanos; simbolizam também os Anéis Olímpicos e o espírito de união do mundo através do desporto.
No verso têm o logótipo de Pequim 2022, o nome oficial dos Jogos em chinês e 24 pontos que representam a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
O objectivo das medalhas é que estas se pareçam com um mapa celestial e que os atletas alcancem a excelência e brilhem como estrelas durante os Jogos.