GALA DOS CAMPEÕES
Iniciou-se esta quarta-feira a votação para os melhores desportistas portugueses da época 2011/2012, que serão distinguidos na Gala da Confederação do Desporto de Portugal a efectuar em 15 de Novembro próximo.
No Museu do Desporto, Carlos Cardoso, presidente da Confederação, fez o anúncio público dos cinco desportistas escolhidos em cada uma das cinco categorias, pelo que qualquer cidadão pode votar (no site www.cdp.pt”) no seu ídolo até às 21 horas do dia 15 de Novembro.
Votação que se prolongará até à hora da entrega dos prémios mas apenas em relação aos que estejam presentes no Casino Estoril e cujo “peso” valerá apenas 40%.
A dupla de canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva, vice-campeã olímpica de K2 1.000 metros (Prémio Equipa), o técnico polaco Ryszard Hoppe (Prémio Técnico), Teresa Portela (Prémio Atleta), também finalista olímpica, e o jovem Diogo Lopes (Prémio Promessa) são os rostos da Canoagem, modalidade que mais alto fez subir a bandeira portuguesa nos Jogos Olímpicos Londres2012, que constam na lista divulgada e que é a seguinte:
ATLETA (Masculino) – Cristiano Ronaldo (Futebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Lenine Cunha (Deficiência-Atletismo), Marcos Freitas (Ténis de mesa) e Rui Costa (Ciclismo).
ATLETA (Feminino) – Inês Fernandes (Deficiência-Atletismo), Jéssica Augusto Atletismo), Luciana Diniz (Equitação), Telma Monteiro (Judo) e Teresa Portela (Canoagem).
EQUIPA – Dupla K2 (Canoagem), Dupla de Double Skull (Remo), Selecção de Boccia C3 (Deficiência), Selecção Nacional (Futebol) e Selecção Nacional (Ténis de mesa).
TÉCNICO – António Jourdan (Triatlo – a título póstumo), Luís Marta (Boccia-Deficiência), Marcus Hemke (Remo), Paulo Bento (Futebol) e Ryszard Hoppe (Canoagem).
PROMESSA – Diogo Lopes (Canoagem), Emanuel Gonçalves (Deficiência-Natação), Miguel Oliveira (Motociclismo), Patrícia Mamona (Atletismo) e Rui Silva (Andebol).
Para além da outorga dos prémios aos vencedores destes cinco grupos, consta ainda do programa a distinção de um conjunto de representantes de todas as Federações representadas na Confederação.
O Prémio Prestígio distinguirá, nesta Gala, uma personalidade ou instituição ligada à Comunicação Social na área do desporto, segundo anunciou Carlos Cardoso, com o objectivo de “realçar a importância dos jornalistas desportivos pelo contributo, ao longo dos ano, para a visibilidade das figuras das diversas modalidades”.
Recorde-se que, no ano passado, foi distinguida a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo seu contributo para a união dos povos que falam a língua de Camões e, em 2010, foram distinguidos as cem figuras portuguesas que mais se destacaram no século, nos Cem Anos da República (1910-2010)
Na essência, esta Gala – tal como as anteriores, que se efectuam desde 2000 – tem como objectivos:
- Promover todas as modalidades desportivas;
- Homenagear os atletas campeões do mundo e da Europa, reconhecendo publicamente os feitos desportivos;
- Destacar os agentes desportivos com desempenho de excepcional valor;
- Promover o convívio e a sã camaradagem entre todos aqueles que directa ou indirectamente participam no fenómeno desportivo;
- Promover e reforçar os valores do Espírito Desportivo.
Como novidade, será entregue ainda um Prémio de Ética Desportiva, acto inserido no Ano da Ética Desportiva em Portugal.