Em Tondela, o F. C. do Porto começou da pior maneira a partida, porquanto deixou que os donos da casa se adiantassem no marcador (4’), ainda que tivessem recuperado sem demora, aproveitando a astúcia e oportunidade de Taremi, que foi o autor dos três golos dos portistas.
Neto Borges abriu o activo com um golo que “enervou” os homens de Sérgio Conceição, no que foi “sol de pouca dura”, porquanto a reposta foi imediata e (20’) Taremi começou a “desfolhar” a flor dos golos, que esteve sempre com ele, chegando aqui ao empate.
Ainda assim, o Tondela não estava disposto nem a facilitar ou permitir que os portistas como que passeassem pela cidade, situação que foi alterada quando o árbitro do encontro mostrou (28’) cartão vermelho a um jogador da casa.
Com menos um e frente à forte pressão portista (72/28% de posse de bola), consubstanciada em 24-3 remates, dos quais apenas 6-2 para a baliza, os tondelenses, ainda que lutando, foram perdendo forças e Taremi aproveitou para, ainda antes do intervalo, chegar ao 2-1 (43’).
No segundo tempo, a supremacia portista manteve-se em alta e Taremi (79’) fechou a contagem para o 3-1 final.
No outro encontro deste sábado, o Famalicão foi vencer (2-0) o Santa Clara aos Açores, resultado que redundou de os açorianos terem jogado com menos um jogador a partir do 51º minuto, quando já perdia por 1-0, com golo marcado por Banza (44’).
No segundo tempo, o Famalicão chegou (54’) ao 2-0, com novo golo de Banza, confirmando a primazia da vantagem em campo, com 12-9 remates, dos quais 5-0 para a baliza, ainda que os açorianos tivessem maior posse de bola (61/39%), de que nada valeu.
Na sexta-feira passada, o Guimarães venceu (2-1) o Marítimo, com golos apontados por Estupinan (76’) e Diogo Rocha (90+1’), enquanto o tento de honra dos madeirenses foi alcançado por Winck (89’), numa partida em que os vimaranenses foram sempre superiores: 57/43% de posse de bola, 27-7 remates, dos quais 10-3 para a baliza.
Neste domingo, lugar a outro grupo de jogos correspondentes à 9ª jornada da Liga Bwin, nomeadamente Paços de Ferreira-Arouca (15h30), Vizela-Benfica (18h) e Portimonense-Estoril (20h30).