Filipa Martins, após os resultados alcançados, esta segunda-feira, no primeiro dia do Mundial de Ginástica, ficou com fortes possibilidades de alcançar as finais de All-Around e Paralelas Assimétricas, na competição que decorre em Kitakyushu, no Japão.
Filipa Martins, Maria Mendes e Rafaela Ferreira apresentaram-se confiantes nos 4 aparelhos, somando um total de 53.032, 47.033 e 43.698 pontos, respectivamente, sendo que as duas últimas não têm grandes hipóteses de chegar também às finais.
Filipa Martins, em declarações prestadas ao site da Federação de Ginástica de Portugal, referiu que “fiquei muito contente por ter conseguido realizar uma prova limpa e ter cumprido com as expectativas. Está a ser um ano muito preenchido em termos de competições e foi bom ter mantido o nível mesmo após a participação nos Jogos Olímpicos. Estar de volta ao Japão é sempre especial. A cultura, as pessoas… É pena não conseguirmos usufruir plenamente da experiência. Devido à situação do Covid19 acabamos por ter muitas restrições mas os ginastas continuam unidos. Apoiamo-nos muito umas às outras, tanto dentro da nossa subdivisão como no geral”.
Acrescentou ainda que “sentimos também o carinho dos portugueses que estão a torcer em casa por nós. A equipa tem estado muito coesa e sendo eu a ginasta mais experiente tenho tentado proporcionar à Maria e à Rafaela uma boa experiência. Estou sempre disponível para as ajudar no que precisarem, orientar e dar força. Sinto uma responsabilidade acrescida por isso”.
Filipa esteve melhor nas paralelas assimétricas, o melhor aparelho, no qual obteve o quinto lugar, com 14,133 pontos, enquanto no salto foi 25ª, na trave 14ª e no solo 10ª.
Maria Mendes e Rafaela Ferreira, estrearam-se a este nível, tendo a primeira referido que “adorei ter tido a oportunidade de representar Portugal no Campeonato do Mundo e de poder competir ao lado das melhores ginastas. Durante toda a competição senti um grande apoio por parte de toda a equipa. Agradeço muito esta experiência”.
Por seu lado, Rafaela Ferreira salientou que “a competição correu bem mas há sempre espaço para fazer melhor. Estou muito contente por ter ultrapassado alguns medos e ter cumprido com as expectativas”, tendo acrescentado que “sempre adorei o momento em que nos estamos a preparar para fazer um exercício e ouvimos chamar por Portugal. Como nesta prova não esteve presente a minha treinadora, acabou por ser uma experiência muito diferente mas senti sempre o apoio das treinadoras que nos acompanharam. Adaptei-me bem”.
Maria Mendes está no 26º lugar, com 47,033 pontos, e Rafaela Ferreira está no 37º, com 43,698.
A decisão sobre o futuro nesta competição terá lugar esta terça-feira, depois de conhecerem as classificações finais da fase de apuramento, para a qual apenas se apuram as primeiras 24 ginastas, no somatório dos exercícios feitos nos quatro aparelhos.
Segunda-feira que marcará a entrada em competição da equipa masculina, formada por Bernardo Almeida, José Nogueira e Guilherme Campos.