“Os Jogos Olímpicos são mais que apenas desporto e quando um português ganha uma medalha dá-nos um propósito, faz-nos acreditar e une-nos” – referiu Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), na sessão de entrega do gesso da moeda comemorativa da participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Perante a presença do campeão olímpico Pedro Pichardo, a INCM entregou ao Comité Olímpico de Portugal o gesso – o primeiro “molde” da moeda depois de pensada a imagem pelo designer.
Alcides Gama, Administrador da INCM, referiu que o gesso raramente é entregue a entidades fora da INCM mas que a parceria de longa data com o COP merecia ser coroada com este momento simbólico, afirmando que “queríamos que esta fosse a moeda da sorte da participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. E foi!”
José Manuel Constantino, Presidente do COP, também agradeceu à INCM a relação com a entidade a que preside e referiu estar “muito reconhecido pelo apoio na edição das moedas e na área editorial”.
Contentamento extensível à presença de Pedro Pichardo nas instalações do COP, tendo acrescentado que é com muita satisfação e uma pontinha de orgulho que te vemos nesta casa pela primeira vez”.
A casa do Olimpismo em Portugal já reflecte a participação portuguesa em Tóquio e Pedro Pichardo está na coluna dos Campeões, tendo o mais recente campeão olímpico salientado que “estou muito feliz por estar nesta coluna histórica junto aos Campeões Olímpicos portugueses”, referiu o triplo saltador. Também o salto que lhe valeu a medalha de ouro em Tóquio está marcado no chão do átrio do Comité e a distância trouxe um momento de boa disposição: “Quando passar os 18 metros, o Presidente vai ter de juntar duas salas, porque já não há mais espaço na entrada”.