“Desporto e Diversidade Religiosa – Caminhos para a Paz” foi apresentado, esta segunda-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal, tendo José Vera Jardim, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, salientado que “este livro é um livro bastante difícil de ler. Fica o aviso. Impressiona pela profundidade e densidade da maior parte de todas as contribuições, senão de todas”.
O apresentador da obra, que teve em Rui Proença Garcia, editor e autor de um dos textos, um apreciador optimista: “Este livro é o melhor livro do mundo sobre este tema, posso dizê-lo”, referiu, aludindo às declarações expressas pelo Presidente do República a propósito dos resultados desportivos alcançados pelos portugueses, que significou serem uma evidência. Ao ler os textos, “a cada momento senti que estávamos perante uma coisa nova. Aqui, sim, acompanho o Presidente da República”.
Rui Proença Garcia esclareceu que “Desporto e Diversidade Religiosa – Caminhos para a Paz” foi ideia de José Manuel Constantino, presidente do COP, que é também um dos editores.
José Vera Jardim confessou-se surpreendido com o conteúdo: “Para mim algumas coisas são novas, como o texto sobre a Trégua Olímpica”, e advertiu que “não há neste livro aquilo a que costuma chamar ‘palha’.”
“Desporto e Diversidade Religiosa – Caminhos para a Paz” tem o texto de abertura assinado por Thomas Bach: “Este livro mostra como o desporto e a fé contribuem para promover uma coexistência pacífica da humanidade”, segundo escreveu o presidente do Comité Olímpico Internacional.
Composta por uma selecção de ensaios, a obra está dividida em três partes:
Parte I – Desporto e Religião: Itinerários de Paz
As tréguas sagradas. Dos Jogos Olímpicos da antiguidade à actualidade, Rita Amaral Nunes
Diversidade religiosa: Tópicos para uma interpretação, Alexandre Palma
El deporte como herramienta de paz, António Sánchez Pato e Alejandro Leiva Arcas
As religiões e a paz, Pedro Maria Godinho Vaz Patto
Desporto e liberdade religiosa: uma perspectiva jurídica, Alexandre Miguel Mestre
Desporto e religião: caminhos para a perfeição, Rui Proença Garcia e Luísa Ávila da Costa
Parte II – O Desporto na visão de confissões religiosas
Desporto e fraternidade universal, D. Armando Esteves Domingues
O desporto na visão do Judaísmo, Rabino Ruben Suiza
O desporto na visão do Budismo, Diogo Lopes e João Barbosa
O desporto na visão da Igreja Ortodoxa Grega, Padre Alexandre Bonito
Parte III – Testemunhos de fé
A busca da religião através do desporto e da investigação, Margarida Espanha
Mulheres, religião e desporto: conflitos, Mayara de Arruda Felipe.
José Vera Jardim sublinhou a existência de contributos centrados em várias confissões religiosas, defendendo que “a diversidade pode enriquecer os caminhos para a paz. Temos de nos habituar a um mundo plural.”
“O livro é um espaço de partilha”, referiu João Barata, da Visão e Contextos, que assegurou a edição.
A encerrar a apresentação, José Manuel Constantino, considerou que “Desporto e Diversidade Religiosa – Caminhos para a Paz” aborda “um tema não muito comum. Demos um contributo importante, perdoem-me a imodéstia, para o conhecimento cultural e de valorização do desporto na relação com a religião.”
O livro tem 176 páginas e é vendido ao preço de 17,10 euros no site Omniserviços.