Com vista ao europeu de corta-mato – Budapeste (Hungria) em 9 de Dezembro próximo – a Federação Portuguesa de Atletismo definiu as regras de selecção para a representação nacional.
Assim, para as categorias de seniores (masculino e feminino), serão válidos os resultados obtidos pelos atletas em provas a realizar entre 11 e 25 de Novembro, com especial ênfase no corta-mato de Amora (dia 11), onde ficarão escolhidos os três primeiros, sendo o momento privilegiado de escolha.
Para os sub-23 e juniores, o processo é o mesmo mas a prova privilegiada é o corta-mato de Torres Vedras (dia 25), também com a escolha dos três primeiros em cada categoria e sexo.
Os outros três representantes para cada equipa (que será formada por seis atletas), sairão da análise dos resultados obtidos e pelo histórico da participação em competições anteriores.
Caberá a Maria do Sameiro Araújo, a técnica designada, a responsabilidade da escolha final, embora ainda sujeita à Direcção Técnica da Federação, sendo a decisão final divulgada no dia 26 de Novembro.