A Selecção Nacional de futsal venceu, esta sexta-feira, após prolongamento, a Sérvia (4-3) e garantiu a presença nos quartos de final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021, onde enfrentará a Espanha.
Segundo a FPF, Portugal entrou por cima na partida e ainda não estava decorrido muito mais de um minuto quando Fábio Cecílio, por duas vezes, e Ricardinho tinham tentado a sua sorte. A Sérvia respondeu ao terceiro minuto mas Bebé opôs-se com uma boa defesa.
Pany, aos sete minutos, teve uma soberana oportunidade para marcar após um excelente trabalho de Tiago Brito, mas a bola passou ao lado. Três minutos, esteve novamente perto de marcar, mas Miodrag Aksentijevic evitou o golo com a mão esquerda
Aos 10 minutos foi a vez de André Coelho e de Miguel Ângelo testar a atenção do guardião que actua na Alemanha. A Sérvia respondeu com perigo aos 13 minutos através de um livre.
Aos 14 minutos Ricardinho, de calcanhar, abriu o marcador após assistência de André Coelho e, no mesmo minuto, Bruno Coelho fez a bola passar por cima do guarda-redes e bater no poste. Foi o 22º golo de Ricardinho em 20 jogos em campeonatos do Mundo.
No minuto seguinte seria André Coelho a marcar o seu terceiro golo no Mundial, após assistência de Erick.
A pouco mais de um minuto do intervalo Bebé foi obrigado a trabalho intenso em dois lances consecutivos e resolveu da melhor maneira.
A formação dos Balcãs entrou em desvantagem para a segunda parte e logo no primeiro minuto mostrou intenções de procurar outro resultado com Jovan Lazarević a rematar poste. O mesmo Jovan Lazarević, aos 23′ e 28′, marcaria os dois tentos que valeram o empate, o segundo na cobrança de um livre directo.
Erick (33’), esteve perto de repor a vantagem para a equipa lusa.
Miguel Ângelo (35′), na cara do guarda-redes, esteve perto de marcar e aos 37’, por duas vezes, esteve muito perto do golo, mas a partida acabou por ir para prolongamento.
Na primeira parte do período extra, dois golos quase consecutivos, na sequência de excelentes remates, de Pany, aos 43´, e de Erick, também aos 43′, deram a Portugal uma vantagem que se revelaria decisiva na partida. Neste segundo golo, a bola desviou em Pany, tendo-lhe sido atribuído o golo.
Na derradeira parte do prolongamento, com a Sérvia a optar pelo sistema de guarda-redes avançado, Portugal conseguiu suster os ataques sérvios até ao último minuto, quando João Matos, num desvio involuntário a um remate sérvio, acabou por introduzir a bola na própria baliza.
Com algum sofrimento e total justiça, a equipa lusa conseguiu suster as últimas tentativas de golo sérvias e assegurou a passagem aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.
Portugal terá agora pela frente a Espanha, que venceu (5-2), a República Checa, numa partida agendada para segunda-feira (26 de Setembro), pelas 15h30 (17h30 locais), em Vilnius.
Jorge Braz, que atingiu a 100ª vitória à frente da Equipa das Quinas, explicou que “acreditar” foi a chave de uma “vitória incontestável”. André Coelho que fez uma assistência e o seu terceiro golo no Mundial na partida diante da Sérvia defende que a equipa está de parabéns e agora, diante da Espanha, nos quartos-de-final, espera mais um jogo “equilibradíssimo”.
Calendário de jogos dos quartos-de-final:
Domingo – 14h00: Marrocos – Brasil (em Vilnius) e 16h30: Rússia – Argentina (em Kaunas)
Segunda-feira – 15h30 – Espanha-Portugal e, 18h00, Irão - Cazaquistão, Kaunas
Os horários indicados são os de Portugal continental. Na Lituânia são mais duas horas.