Carina Paim e Sandro Baessa, confirmando a expectativas, apuraram-se, esta segunda-feira, para as finais dos 400 metros, nas respectivas categorias, o que dá origem a mais dois Diplomas se tudo correr como deseja.
No Boccia, André Ramos, ao apurar-se para os quartos-de-final na categoria de BC1, foi outro atleta luso em destaque, num sexto dia que ficou mais vazio face à eliminação dos outros representantes desta modalidade, que não lograram seguir em frente.
Neste sexto dia de competições e nas eliminatórias realizadas no Estádio Nacional de Tóquio, Carina Paim obteve o 4º melhor tempo com 59,43 segundos e Sandro Baessa conseguiu a 8ª melhor marca da vertente masculina com 49,86 segundos, estando as finais marcadas para as 11h11 e 12h38 horas portuguesas da amanhã desta terça-feira, dia 31 de Agosto.
Após a concretização do apuramento, Carina revelou que “ estou satisfeita com o resultado apesar do objectivo de bater o recorde pessoal não ter sido concretizado”, tendo prometido “dar tudo na final em busca da melhor marca pessoal possível”.
Sandro, por seu lado, afirmou que teve uma “grande alegria por passar a uma final paralímpica”, tendo apontado “subir alguns lugares na classificação na prova de todas as decisões”.
No Boccia, André Ramos venceu o japonês Yuriko Fujii por 5-1 na classe BC1 e assegurou a passagem aos quartos-de-final da competição, prova que terá lugar esta terça-feira a partir das 08h00 horas de Portugal contra Mikhail Gutnik (Comité Paralímpico Russo).
Ainda na modalidade de Boccia, os restantes sete portugueses em prova não superaram a fase de grupos da vertente competitiva individual, tendo sido eliminados.
Na classe BC3, Ana Sofia Costa perdeu por 3-2 perante o japonês Kuzuki Takahashi; Avelino Andrade foi derrotado pelo grego Giorgio Polychronidis por 4-3 e José Carlos Macedo, que vinha de duas vitórias nas duas primeiras jornadas, ficou à porta do apuramento para os quartos-de-final depois da derrota por 3-1 contra Yuen Kei Ho (Hong Kong).
Na classe BC4, Carla Oliveira não conseguiu superar a chinesa Ximei Lin, com quem perdeu por 6-2 e, na classe BC2, Cristina Gonçalves foi derrotada na última jornada da fase de grupos por 6-1 pelo japonês Hidetaka Sugimura.
Também em BC2 o português Abílio Valente foi derrotado por Hiu Lam Yeung (Hong Kong) por 4-3 e Nelson Fernandes fechou a sua participação em individuais com uma vitória sobre a brasileira Natali Faria por 3-1.
Nesta terça-feira, o dia começa com os contra-relógios de ciclismo de estrada de Telmo Pinão em C1 (00h06) e de Luís Costa, em H5 (01h14 de Portugal), no Autódromo Internacional de Fuji.
No Estádio Nacional de Tóquio (02h18), Hélder Mestre disputa a final dos 200m T51 e às 02h40 horas, no Centro Aquático de Tóquio, é a vez de Susana Veiga entrar em acção nos 100m livres S9 de Natação.
Portugal, até ao momento, conquistou uma medalha de bronze, seis diplomas e cinco recordes nacionais nestes Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.