Depois de uma luta tenaz para se desenvencilhar do PSV Eidhoven (Holanda) que o “incomodava” para chegar à fase de grupos, o Benfica não teve a melhor sorte no sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Isto porque, para além dos celebérrimos Bayern de Munique e do Barcelona, os homens da águia ao peito tem ainda outro grupo para também dar trabalho, como é o caso do Dynamo de Kiev, num grupo forte e onde qualquer falha mínima pode ditar uma classificação menos boa.
Evidente se torna que a questão se aplica ao quarteto envolvido neste grupo E, onde os grandes são tão grandes como os outros, por certo que o Benfica terá de afinar estratégias que o levem até ao segundo lugar, no mínimo, para se poder apurar para os oitavos-de-final.
Do mesmo mal se pode “queixar” o F. C. do Porto, porquanto, integrado no grupo B, tem a seu lado “pesos pesados” como o Liverpool, o Milão e o Atlético de Madrid, históricos de todos os anos e com largo currículo nesta matéria.
Ainda que sorteado para um grupo (C) quiçá mais acessível, o Sporting, apesar de ter sido “cabeça-de-série”, também conta com os alemães do Borussia de Dortmund e dos holandeses do Ajax (um portento dos anos sessenta/setenta), a que se junta o Besiktas, que também não será um “bom-bom” tão doce como se poderá esperar.
Entretanto, divulga-se o alinhamento de todos os grupos:
Grupo A – Manchester City, PSG, Leipzig e Club Brugge;
Grupo B – Atlético de Madrid, Liverpool, F. C. Porto e Milão;
Grupo C – Sporting, Borussia Dortmund, Ajax e Beşiktaş;
Grupo D – Inter de Milão, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Sheriff;
Grupo E – Bayern de Munique, Barcelona, Benfica e Dynamo Kyev;
Grupo F – Villarreal, Manchester United, Atalanta e Young Boys;
Grupo G – LOSC Lille, Sevilha, Salzburg e Wolfsburg;
Grupo H – Chelsea, Juventus, Zenit e Malmö.
Sabe-se que os jogos da primeira jornada terão lugar nos dias 14 e 15 de Setembro; os da segunda em 28 e 29 de Setembro; a terceira em 19 e 20 de Outubro; a quarta em 2 e 3 de Novembro; a quinta entre 23 e 24 de Novembro e a sexta e última nos dias 7 e 8 de Dezembro.
No caso de países com dois representantes, os clubes foram emparelhados por forma a dividir os seus jogos entre terça e quarta-feira. No caso de países com três ou quatro representantes, foram feitos dois emparelhamentos com base nas audiências televisivas, aguardando-se que nestes próximos dias sejam divulgadas as datas precisas.
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os oitavos-de-final.
Os terceiros classificados transitam para a fase a eliminar da Liga Europa, onde vão enfrentar os segundos classificados da fase de grupos da Liga Europa nos 16 avos-de-final.
As restantes datas, também importantes, são as que se seguem:
13 de Dezembro: Sorteio dos oitavos-de-final
Fevereiro
15/16/22/23: Oitavos-de-final, primeira mão
Março
8/9/15/16: Oitavos-de-final, segunda mão
18 de Março: Sorteio dos quartos-de-final e das meias-finais
Abril
5/6: Quartos-de-final, primeira mão
12/13: Quartos-de-final, segunda mão
26/27: Meias-finais, primeira mão
Maio
3/4: Meias-finais, segunda mão
28: Final – Estádio de São Petersburgo
Paços de Ferreira e Santa Clara eliminados
Entretanto, Paços de Ferreira e Santa Clara não lograram alcançar a presença na Liga Conferência Europa, porquanto foram eliminadas nos jogos da segunda mão do play off, realizados esta quinta-feira.
O Paços perdeu (3-0) ante os ingleses do Tottenham, com o grande culpado da derrota da equipa portuguesa a ser o internacional Kane, que marcou dois dos três golos.
No outro encontro, o Santa Clara também foi derrotado (2-0) pelo Partizan, pelo que Portugal não estará representado na fase de grupos desta nível competição ora lançada pela UEFA.